Rebeca Oliveira
postado em 17/09/2014 08:01
Mais de 100 anos de imigração fizeram com que a cultura japonesa se tornasse parte do Brasil. Até mesmo na jovem capital, Brasília, o apreço pelos costumes e pelas tradições asiáticas é latente. Por isso, há mais de 30 anos, ocorre, no mês de setembro, o Ciclo da cultura japonesa, série de eventos gratuitos sobre a música, o cinema, o artesanato e os costumes nipônicos.
;A primavera é muito aguardada pelo japoneses porque as flores colorem o país. Mas lá, acontece em abril. Optamos em fazer o Ciclo na mesma estação aqui em Brasília, sempre com início em setembro;, explica Marta Yada, uma das organizadoras do evento. ;Nosso propósito é apresentar, para um público cada vez maior, os vários aspectos do nosso povo;, emenda.
Uma atração bastante aguardada, a musicista Sumiko Goto se apresenta no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no próximo dia 17. Goto já passou por mais de 50 países exibindo a técnica em koto ; instrumento musical de cordas dedilhadas típico do Japão. Em Brasília, ela faz show junto ao Grupo de Koto Contemporâneo. ;Cada ano, a artista viaja por um país diferente, e, nesta edição, tivemos a sorte de poder contar com a presença dela;, comemora Yada.
Em 2014, um dos destaques é a Mostra de cinema juvenil japonês, de 1; a 7 de outubro, com exibição de 11 longas que marcaram os públicos de lá e daqui, como Kids return (1996), de Takeshi Kitano, e Waterboys (2001), de Shinoku Yaguchi.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .