Agência France-Presse
postado em 27/09/2014 19:05
Veneza - O ator e diretor americano George Clooney e a advogada britânica de origem libanesa Amal Alamuddin se tornaram marido e mulher, neste sábado, em uma cerimônia íntima, celebrada na cidade italiana de Veneza. O casal celebrou a união "em uma cerimônia de caráter privado" na cidade dos canais, confirmou nos Estados Unidos o agente do ator, Stan Rosenfield.
Clooney e Alamuddin, que se conheceram há um ano na Itália em um evento beneficente, selou com broche de ouro um breve e discreto namoro. Segundo a imprensa especializada, a cerimônia foi realizada no luxuoso Hotel Canal Grande e foi celebrada por Walter Veltroni, ex-prefeito de Roma e amigo pessoal do ator. Clooney, de 53 anos, vestiu em seu grande dia um terno de Giorgio Armani, outro grande amigo, enquanto segundo boatos, a noiva, de 36, escolheu um vestido de Alexander McQueen, desenhado por Sarah Burton, encarregada de confeccionar o vestido de noiva de Kate Middleton, em 2011.
Leia mais notícias em Diversão
Quatro dias de comemorações
Clooney e sua noiva chegaram na manhã de sexta-feira a Veneza a bordo de um táxi-barco batizado com o nome "Amore", dando início a uma celebração de sonho com duração de quatro dias. À noite, o ator celebrou sua despedida de solteiro jantando em seu restaurante favorito, o Da Ivo, na Praça de São Marcos, cercado de um pequeno grupo de amigos, com o qual degustou flores de abobrinha, figos com presunto e massa fresca com trufas. Em seguida, sob uma enxurrada de flashes, o ator encerrou a noite no Hotel Cipriani, com um charuto e uma garrafa de tequila.
Já Alamuddin se cercou das amigas mais próximas e da mãe no Hotel Aman, estabelecimento sete estrelas com deslumbrante vista para o Grande Canal, para celebrar a última noite, antes de se tornar a esposa de um dos solteiros mais cobiçados de Hollywood. Na ocasião, a bela morena usou um espetacular vestido vermelho com estampado em preto, curto na frente e longo atrás, traje da coleção de 2011 de Alexander McQueen, que destacou seus exuberantes cabelos negros, que deixou soltos.
Neste sábado, o casal ofereceu um almoço de gala para 136 convidados no Hotel Aman e esperava-se a realização de um grande coquetel com fogos de artifício ao entardecer no Hotel Cipriani. Entre os convidados para os festejos estão Cindy Crawford e o marido Rande Gerber, Matt Damon e a esposa Luciana Barroso, Bono Vox e a mulher Emily Blunt, Ellen Barkin e a temida redatora-em-chefe da revista Vogue americana, Anne Wintour. Também eram aguardadas as chegadas de Brad Pitt e Angelina Jolie, que se casaram há algumas semanas na França, e de Sandra Bullock.
Louco amor
Ganhador de dois Oscar, Clooney quebrou a promessa de não voltar a se casar quando conheceu Alamuddin, advogada que estudou em Oxford e que chegou aos três anos no Reino Unido, fugindo com a família da guerra civil em seu país. Ele já tinha sido casado, entre 1989 e 1993, com a também atriz Talia Balsam, que atua no seriado de TV "Mad Men". "Amal, te amo até a morte e não posso esperar mais para me tornar seu marido", disse, semanas atrás, o apaixonado Clooney, no primeiro ato público do casal.
Desde que se conheceram, os dois têm se dedicado a desfrutar da companhia um do outro em locais paradisíacos como Los Cabos (México), as ilhas Seychelles e a vila que Clooney possui às margens do Lago Como, em sua querida Itália. Este ano, o ator só atuou em "The Monuments Men", enquanto a advogada abriu mão de participar de uma comissão da ONU que investiga as violações de leis humanitárias em Gaza.
O compromisso com a defesa dos direitos humanos foi, sem dúvida, um dos aspectos que mais uniu o casal. Clooney é conhecido pelo compromisso fervoroso com a defesa dos mais desfavorecidos: denunciou a guerra no Iraque em 2004, arrecadou fundos para as vítimas do terremoto no Haiti em 2010 e foi detido diante da embaixada do Sudão, em Washington, em 2012, por protestar contra o presidente Omar al Bashir. Mas o astro está particularmente envolvido com as vítimas do genocídio em Darfur, região para a qual o casal doará o dinheiro da cobertura exclusiva do casamento, vendida para a revista Vogue.