Diversão e Arte

Disco de jazz em parceria com Tony Bennett é a esperança de Lady Gaga

A cantora tenta se manter em evidência no mercado pop

postado em 28/09/2014 08:04
A cantora tenta se manter em evidência no mercado pop

Quando Lady Gaga metaforizou os males da fama no EP The fame monster, em 2010, de certo não imaginava que viveria quatro anos depois tudo o que cantou. Ironicamente, o trabalho mais significativo da cantora em termos de venda e qualidade musical, também foi a assinatura do próprio testamento na indústria pop. Para uma artista que ascendeu de forma meteórica com um álbum que lhe rendeu 20 milhões de cópias vendidas, manter todos os êxitos conquistados nos trabalhos seguintes seria um desafio. A verdade é que Gaga era um fenômeno. E todo fenômeno tem seu prazo de validade.



As inovações estéticas e artísticas que propunha foram, gradativamente, enjoando o público. Em seis anos, a excentricidade deu lugar à esquisitice, que, por sua vez, abriu caminho para os ataques aos religiosos até culminarem em uma performance com direito a vômito inserido no discurso de arte que apenas ela e sua equipe compreendiam.

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Nesse ponto, Lady Gaga já não era mais interessante ao público. A cantora, então no status de diva pop com uma legião de fãs ardorosos, viu a própria equipe criativa se desfazer e as vendas dos discos despencarem com a carreira que lhe parecia sólida. Ela própria assume que a colocaram em um patamar onde não estava. O tão estimado Artpop, lançado no fim de 2013, foi um completo fracasso de vendas e quebrou de vez o império da cantora.

Mas, há uma semana, Gaga pôde, enfim, ter um suspiro de esperança para a carreira. Talvez a última cartada dela para não ser, definitivamente, engolida pela indústria a qual se submeteu, o álbum Cheek to cheek, em parceria com o veterano Tony Bennett, vem agradando ao público e à crítica. Em cinco dias, o disco que revisita clássicos do jazz alcançou o primeiro lugar no ranking mundial de lançamentos do iTunes, serviço de vendas on-line da Apple. A previsão inicial é de que 125 mil cópias sejam vendidas até o fim desse primeiro período.

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