postado em 05/10/2014 15:09
Teve início na manhã deste domingo (5/10) o velório do ator e cineasta Hugo Carvana, que morreu sábado (4), de complicações decorrentes de um câncer no pulmão. Os amigos e familiares prestaram as últimas homenagens ao artista no Parque Lage, na zona sul do Rio de Janeiro. O corpo deve ser cremado segunda-feira, em cerimônia reservada à família e aos amigos, no Memorial do Carmo, no Caju, zona norte da capital fluminense.
[SAIBAMAIS]A viúva de Carvana, a jornalista Martha Alencar, foi consolada pela morte do marido, com quem estava casada há 46 anos. "Ele bebeu demais, riu demais e amou a vida. Ele tinha um humor cortante, devastador, mas nunca rompeu com os limites do respeito. Estou meio desarticulada. Hoje é meu primeiro dia sem ele;, desabafou. O cineasta Zelito Viana e a mulher, a produtora Vera de Paula, compareceram, bem como os atores Betty Faria, Chico Diaz, Milton Gonçalves, Paulo José ,Othon Bastos e Antonio Pitanga. Os cineastas Arnaldo Jabour e Tizuka Yamasaki também se despediram do colega.
Segundo os filhos, nos últimos seis meses, Carvana vinha trabalhando em casa e tinha um projeto de um novo longa metragem, Curto Circuito, com roteiro de Paulo Halm. O papel principal havia sido oferecido ao ator José Wilker, morto em abril deste ano. "Perdi um grande amigo. A última vez em que o visitei em casa, ele estava animado, confiante, pensando em fazer o filme. Ele estava triste com a morte do José Wilker, e já tinha falado com o Antonio Fagundes para assumir o papel. Eu era fã do Hugo desde criança. Era um mestre, um caso único na cultura brasileira em que a sua persona se confunde com o personagem;, declarou Halm.