Diversão e Arte

Documentário brasiliense 4:20 aborda consumo recreativo da maconha

A produção foi lançada no começo do ano com recursos próprios

Rebeca Oliveira
postado em 09/10/2014 08:02
O assunto provoca incômodos e toda sorte de reações. Ainda assim, a descriminalização do consumo da maconha para uso recreativo virou tema de um minidocumentário independente realizado na capital. 4:20 Horário de Brasília foi dirigido por Pedro Borges, produtor de audiovisual autodidata.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]Lançado no começo do ano e produzido com recursos do cineasta, o longa já conseguiu mais de 30 mil visualizações no Youtube. ;Morei alguns anos na Califórnia e lá, possuía a carteirinha que me dava o direito de comprar maconha legalmente para uso medicinal. Quando retornei ao Brasil, procurei informações sobre onde comprar a droga e me indicaram um adolescente de 12 anos de idade. Aquilo me deixou perplexo;, conta Borges, ao lembrar a motivação para tratar do assunto, que levanta debates e controvérsias.



Para o diretor, o principal objetivo do documentário é o fim da ;perigosa e fatal guerra entre polícia e tráfico, que torna todos nós vítimas da violência, usuários ou não;. Diferentemente de outras obras que abordam a maconha, a exemplo de Quebrando o tabu, de Fernando Grostein Andrade ; com depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Paulo Coelho e Gael García Bernal ;, 4:20 Horário de Brasília trás à tona histórias de pessoas comuns da cidade. ;Meu objetivo é mostrar o rosto de quem fuma e assegurar que essas pessoas não representam risco para a sociedade;, afirma Borges.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação