Diversão e Arte

Duvall e Downey Jr. protagonizam duelo de pai e filho em "O Juiz"

O longa traz como protagonista o conflito familiar vivido entre os dois personagens

Agência France-Presse
postado em 10/10/2014 12:09
Downey Jr. interpreta um advogado brilhante que se vê obrigado a retornar para a cidade natal após a morte da mãe
Robert Downey Jr. deixa de lado o figurino de super-herói em "O Juiz", um drama familiar no qual interpreta o filho de um magistrado, Robert Duvall, que termina como réu em um julgamento. O filme, dirigido por David Dobkin e que muitos apontam como potencial indicado ao Oscar, estreia nesta sexta-feira nos Estados Unidos e no dia 16 de outubro nos cinemas brasileiro.

Downey Jr. é Hawk Palmer, um advogado brilhante que se vê obrigado a retornar para a cidade natal após a morte da mãe, situação que relembra as feridas do passado durante o reencontro familiar.

O ilustre juiz Joseph Palmer (Duvall) aparece como um homem implacável, dono da verdade e que faz questão de transmitir o rancor em relação ao filho a cada palavra e olhar.

[SAIBAMAIS]Os xarás foram uma dupla poderosa, que mantém o clima tenso até a última cena, resultado de uma grande cumplicidade. "Há muito tempo eu queria trabalhar com Bobby, mas no primeiro dia de ensaio o coração chegou a doer com o batimento acelerado", afirmou Downey Jr., o ator mais bem pago de Hollywood graças a filmes como "Homem de Ferro", "The Avengers" e "Sherlock Holmes".

"Já eu não sabia quem ele era", responde o bem humorado Duvall, de 83 anos, vencedor do Oscar em 1984 por "A Força do Carinho" e indicado outras cinco vezes ao prêmio.

O veterano ator elogiou desafio de filmar certas cenas com alto teor emotivo. "É um dos projetos mais ambiciones em que estive desde ;Apocalypse Now; (1979)", afirmou Duvall, que para muitos será presença certa no Oscar de 2015 na categoria ator coadjuvante.

O passado sempre retorna

Os surpreendentes problemas do juiz Palmer com a justiça obrigam pai e filho e a enfrentar as divergências e buscar uma nova via de comunicação. "Foi duro ter que interpretar tantas emoções", destacou Downey Jr.

O ator disse que o mais difícil foi conseguir convencer Joseph a voltar a confiar em Hawk e receber ajuda durante o julgamento. "Há muita repressão entre os dois homens", afirmou Susan Downey, produtora do filme e esposa de Robert Downey Jr.

"Os dois personagens percorrem um caminho muito profundo, entre seus problemas pessoais, seu passado e ao admitir seus erros", completou a produtora. Ela também disse ter ficado muito feliz por participar em um projeto "sem pressão para ser desenvolvido".

Mas o magistrado não cede e escolhe como advogado de defesa o ingênuo e inexperiente C.P. Kennedy, interpretado por Dax Shepard, que deve enfrentar a malícia do promotor Dwight Dickham, interpretado por Billy Bob Thornton.

Paralelamente ao julgamento, Hawk faz uma viagem ao passado e uma análise do presente. Seu amor de juventude, Samantha Powell, interpretada por Vera Farmiga, continua no mesmo lugar em que ele a deixou quando viajou para a universidade, enquanto seus irmãos Glen (Vincent D;Onofrio) e Dale (Jeremy Strong) falam sobre como teria sido a sua vida na cidade.

A história tem muito do diretor e de um dos roteiristas, Nick Schenk, que enfrentaram com pouco tempo de diferença a perda da mãe e o início de uma nova dinâmica na relação com os pais.

"Quando minha mãe faleceu, considerei muito interessante como as relações familiares tinham que ser reconstruídas. Ela era o vínculo entre todos", explicou Dobkin.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação