Diversão e Arte

Festival de música instrumental gratuito chega à Costa Verde fluminense

A cada edição a programação se renova e oferece atrações que misturam música, cinema, concertos e atividades educativas, que incluem cursos para o aprimoramento de músicos iniciantes, tudo gratuitamente

postado em 10/10/2014 13:47
O maior festival gratuito de música instrumental do Brasil, o MIMO, chega nesta sexta-feira (10/10) à noite a Paraty, para a segunda edição na cidade, desde a criação em 2004. A abertura do festival será com um concerto do duo nacional Zé Nogueira e Arthur Dutra, na Igreja da Matriz.

A idealizadora e diretora artística do evento, Lu Araújo, contou em entrevista à Agência Brasil que o MIMO é realizado em quatro cidades brasileiras que preservam bens e valores históricos e culturais do país. Em agosto o MIMO levou atrações gratuitas para Ouro Preto, em Minas Gerais; em setembro foi para Olinda, em Pernambuco e agora chega a Paraty, município da Costa Verde fluminense, onde fica até domingo (12/10). Na sequência, o festival vai para Tiradentes, também em Minas.

A cada edição a programação se renova e oferece atrações que misturam música, cinema, concertos e atividades educativas, que incluem cursos para o aprimoramento de músicos iniciantes, tudo gratuitamente. ;É um projeto de inclusão, de formação de plateia para a música instrumental, recebendo grandes nomes da música do Brasil e do mundo. Isso foi fundamental, inclusive, para o sucesso do festival;, comentou Lu Araújo. O MIMO é considerado uma referência no cenário cultural internacional, observou. ;Acho que a gente está, efetivamente, entrando na rota dos grandes festivais internacionais;.

O MIMO nasceu em 2004, em Olinda, e em 2012 chegou a Ouro Preto. Paraty passou a integrar o circuito em 2013. Dentro do conceito do festival, os artistas que participam dão aulas para o público. Em Paraty, destacam-se entre os ;professores; o saxofonista e clarinetista cubano Paquito D;Rivera, o guitarrista português Custódio Castelo e o violonista e compositor Hamilton de Holanda, além do percussionista brasileiro Naná Vasconcelos, que dará um workshop na cidade.



Uma das novidades desta edição é o lançamento do Prêmio MIMO Instrumental, que selecionou novos talentos da música brasileira para participar da programação oficial. Outro destaque é o Festival de Cinema que neste ano atingiu o recorde de 157 filmes inscritos, com 21 selecionados para a Mostra Panorama Brasil. Já na mostra Um Outro Olhar, são exibidos filmes que foram sucesso de crítica e de público. Entre eles, destaque para Dominguinhos, de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar; e A Música Segundo Tom Jobim, de Dora Jobim e Nelson Pereira dos Santos.

De 2004 até hoje, o festival MIMO registrou um total de 630 mil espectadores, com 120 filmes exibidos gratuitamente. Ao todo, foram 240 concertos com entrada franca, reunindo 2,7 mil músicos e beneficiando, na etapa educativa, 16,5 mil alunos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação