A relação da poeta e atriz Elisa Lucinda com a arte e com as letras é intensa. Desde criança demonstrou afinidade com o palco e com as palavras e, uma das referências que a marcaria ao longo da vida é o poeta português Fernando Pessoa, que se transformou em personagem do primeiro romance de Elisa. O livro Fernando Pessoa: Cavaleiro do nada será lançado nesta sexta-feira (13/10) no Lounge Poético do Balaio Café. A narrativa une escritos do poeta às palavras da autora/leitora, que recriou uma biografia com registros de pensamentos, desassossegos, amores, além de opiniões em versos, diários, cartas, ensaios e fragmentos.
Da leitura das palavras de Pessoa, Lucinda extraiu os principais eventos de sua vida, desde a criação do primeiro poema até o último suspiro, a partir de relações familiares, visão de Portugal, viagens na África, movimento como poeta da vanguarda portuguesa e o surgimento de seus principais heterônimos ; entre eles, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Bernardo Soares. É de forma lírica, mantendo o sarcástico de Pessoa, que a escritora brasileira guia tanto o leitor iniciado quanto aquele que busca conhecer suas palavras pela vida e pela obra de Pessoa.
A poeta explica que, durante o processo de pesquisa, leu muitos livros, entre biografias, teses e ensaios sobre o poeta português. ;Autores brasileiros, portugueses, franceses, estudiosos do mundo inteiro derramaram seu olhar sobre a vida e obra desse gênio da língua portuguesa;, destaca Elisa Lucinda.
A mescla de ficção com fragmentos biográficos de Fernando Pessoa é, segundo Lucinda, resultado da sincronia da atriz com a escritora. ;É uma grande viagem em que eu fui outra pessoa. Quis mostrar onde ele viveu, o que ele estudou, quem foi a turma dele, quais eram os anseios dele. No livro, há um Fernando Pessoa que nem os especialistas conhecem. O meu enfoque foi na poesia e na biografia. Foi essa circunstância, esse cruzamento, que fez nascer o livro. Diante de um momento biográfico da vida dele ou coloco um poema dele.;
SERVIÇO
Lounge Poético
Balaio Café ; CLN 201, Bloco B, Loja 19/31 ; Asa Norte, Brasília ; DF. Hoje, às 20h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .