postado em 14/10/2014 08:06
Há um pouco de tudo na música do cantor, compositor e violonista maranhense Demétrio Bogéa. ;O que eu faço é MPB, mas com pitadas de pop, rock, blues, jazz e bossa nova;, diz ele. ;Não posso me esquecer também das minhas raízes, como o bumba meu boi e o tambor de crioula, que estão muito presentes no meu som;, continua ele. A mistura poderá ser conferida nesta terça-feira (14/10), às 21h, no show que o artista faz no Clube do Choro, ao lado de convidados, dentro do projeto Prata da Casa.
Professor por vários anos da Escola de Música de Brasília (EMB), Bogéa também tem a música erudita caminhando a seu lado. Prova disso é a participação do Madrigal de Brasília na apresentação de hoje. O artista integrou o coral por duas décadas, entre 1994 e 2014. Logo mais, sob a regência do maestro Éder Camúzis e acompanhados da pianista Marília de Alexandria, o Madrigal e Bogéa interpretarão canções de amor compostas por Claudio Santoro e Vinicius de Moraes. Ouve o silêncio, Acalanto da rosa, Amor em lágrimas, Cantiga do ausente e Luar de meu bem compõem o repertório, cujos arranjos vocais são de André Vidal. Os outros convidados do show são Farley Derze, Evandro Barcellos e Alexandre Partes.
Demétrio Bogéa lançou um único disco autoral em 2011, batizado de Doce pecado. Do trabalho, ele escolheu canções como Fim de tarde (parceria com o irmão, Antenor Bogéa), Maresia e Dia pleno para apresentar ao público hoje. As releituras de artistas que o inspiraram aparecem logo mais em De onde vem a canção (Lenine), Capim (Djavan), A Rita (Chico Buarque) e Iluminados e Luas de Pequim (Ivan Lins e Victor Martins). Na banda que o acompanha, Bogéa conta com Deniel Moraes (bateria), Leonardo Paes (baixo), Dennes Sousa (guitarras), Mauro Sérgio (teclado) e Hugo Coelho (violão e vocais).
Nascido em São Luís, o artista chegou a Brasília em 1976. ;Vim para estudar música;, conta ele, que passou pela EMB e pela Universidade de Brasília. Na Escola de Música, foi professor das áreas de instrumentação, orquestração, arranjo, análise musical e música contemporânea até este ano, quando se aposentou.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .