Diversão e Arte

"Birdman" é a comédia que pode dar o Oscar a Iñárritu e Keaton

Longa chega aos cinemas dos Estados Unidos na próxima sexta-feira e tem previsão de estreia para janeiro no Brasil

Agência France-Presse
postado em 14/10/2014 11:57
Nova York - A quatro meses do Oscar, o filme "Birdman", do mexicano Alejandro González Iñárritu, recebe críticas entusiasmadas e é cogitado para a premiação da Academia, com uma indicação quase certa para o ator Michael Keaton, que apresenta sua melhor interpretação em mais de duas décadas. Uma comédia de humor negro com toques de realismo mágico, "Birdman" conta a história de Riggan Thomson, uma estrela de cinema em baixa, que no auge interpretou um super-herói, e está desesperado para ressuscitar a carreira.

Keaton: O longa-metragem representa uma espécie de renascimento da carreira do atorPor isso, decide dirigir e protagonizar uma peça na Broadway. Ao longo do caminho precisa lidar com a filha, interpretada por Emma Stone, que acaba de deixar uma clínica de reabilitação e trabalha como sua assistente, com sua amante e coprotagonista na peça, Andrea Risenborough, assim como a ex-esposa, Amy Ryan, e um ator problemático e bêbado interpretado por Edward Norton.

Dirigido por González Iñárritu (indicado ao Oscar por "Babel", 2006), "Birdman" chega aos cinemas dos Estados Unidos na próxima sexta-feira e tem previsão de estreia para janeiro no Brasil. O filme foi muito elogiado pela crítica no Festival de Veneza. Muitos o consideram uma das melhores produções do ano e Keaton apontado como uma aposta certeira para o Oscar.

O longa-metragem também representa uma espécie de renascimento da carreira do ator, que não tinha tanto destaque desde que protagonizou o super-herói Batman, sob a direção de Tim Burton, em 1989 e 1992. "Birdman é tão bom que sua qualidade é, francamente, emocionante", escreveu um crítico na revista Forbes. "Nunca me apeguei menos a um personagem do que a Riggan, mas eu o entendo em muitos níveis porque é um homem visceral, verdadeiro e tremendamente humano", disse Michael Keaton, de 63 anos, que passou muitos anos afastado dos holotes.

Primeira comédia de Iñárritu

O filme foi rodado no teatro St. James de Nova York, onde o personagem de Keaton adapta uma peça a partir do conto de Raymond Carver "Do que falamos quando falamos de amor". "Birdman" é a primeira comédia de Iñárritu, que é conhecido por dramas pesados como "Amores Brutos" (2000), "21 Gramas" (2003) e "Biutiful" (2010). "Depois de tanta comida picante decidi que queria uma sobremesa e um pouco de descanso para meu estômago", brincou o cineasta.

Mas Iñárritu destacou que, apesar do formato diferente de seus filmes anteriores, a mensagem é a mesma. "É incrivelmente trágico, mas também belo e divertido, que os humanos fracassem em suas tentativas solenes de triunfar", disse. "Acredito que é a única maneira em que nós, como humanos, podemos sobreviver, rindo de nós mesmos um pouquinho e nos sentindo uma pouco melhor", completa.

No filme, Iñárritu faz piada com a definição moderna de sucesso, baseada no número de "curtidas" no Facebook ou de seguidores no Twitter. Mas ele destaca que o "DNA do filme" é o conto de Carver, sobre tentar realmente ser amado nesta vida. "Isto é o que os seres humanos buscam, acredito que sem importar quem você é, e acredito que Riggan Thomson busca validação, amor, afeto", conclui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação