Diversão e Arte

Internet e serviços on demand facilitaram a propagação dos temidos spoilers

A prática de revelar informações dos seriados ainda divide opiniões

Adriana Izel
postado em 15/10/2014 08:02
Serviços como Netflix aumentaram o número de spoilers na rede

Hoje é praticamente impossível acessar a internet após a exibição de um episódio de uma série popular sem ser bombardeado com as principais revelações daquele capítulo e dos que virão. Os fãs de Game of thrones que o digam, todas as mortes e reviravoltas do seriado viram questão de discussão nas redes sociais, assunto em fóruns e tema para reportagens em sites especializados.


[SAIBAMAIS]Se antes o spoiler era disseminado apenas nas rodas de bate-papo, com o crescimento da internet, a facilidade do acesso ao streaming e a criação dos serviços on demand, ele mudou, ganhou uma propagação mais fácil e novos conceitos. O que pode ser considerado spoiler? A informação revelada sobre o episódio do dia anterior que você ainda não assistiu ou simplesmente contar o final de um filme?

;Devido à necessidade absurda que as pessoas têm de compartilhar tudo, as redes sociais viraram terra de ninguém quando o assunto é spoiler". explica Michel Arouca, editor do blog Série Maníacos. Assim como Arouca, Bruno Carvalho, responsável pelo site Ligado em Série, acredita que a internet transformou a forma como as informações relevantes de seriados, novelas, filmes e livros chegam ao público.

Mas a principal mudança apontada tanto por Michel Arouca quanto por Bruno Carvalho foi o surgimento dos serviços on demand, como Netflix, Crackle e Amazon. Principalmente em relação às séries inéditas que têm a temporada disponibilizada de forma completa. ;Como é o espectador quem dita as regras de como consumir neste formato, acaba ocorrendo situações em que determinado grupo está mais adiantado que outros;, comenta Carvalho.

O spoiler até hoje ainda é polêmico. Há quem odeie e até quem ame. ;Não gosto, pois, como o próprio nome diz, eles estragam a experiência de uma série ou de um filme. Prefiro não saber e ser surpreendido;, defende Bruno Carvalho. Esse é o mesmo pensamento de Michel Arouca. ;Detesto. Fui obrigado a ler os livros da saga As crônicas de gelo e fogo para não levar spoilers de Game of thrones;, comenta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação