Diversão e Arte

Bastidores e histórias de arrepiar da série sobre o exorcista Constantine

O seriado leva para a tevê um dos mais famosos personagens da DC Comics

Diário de Pernambuco
postado em 16/10/2014 10:02

A previsão é de 13 episódios nesta primeira temporada

Atlanta (EUA) - Um casarão abandonado foi um dos muitos endereços da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, a servir de locação para Constantine. Em plena gravação, um produtor descobre túmulos seculares na propriedade. O sobrenome da família? Constantine. Coincidência? Se for, não é a única envolvendo as filmagens da primeira adaptação do célebre anti-herói dos quadrinhos para a tevê, que estreia no Brasil, e na América Latina, dia 7 de novembro, pelo canal pago Space. Em outro extremo da cidade, uma cena era gravada às 4h da madrugada, em um mausoléu. Enquanto os atores diziam suas falas, um assovio era ouvido no set silencioso. Repetidamente. O culpado, procurado entre produtores, técnicos e maquiadores, nunca foi encontrado.

;Totalmente louco;, exclamou o ator inglês Matt Ryan ao contar a citada história a um grupo de sete jornalistas da América Latina durante visita ao estúdio principal da série, na vizinhança de Chattahoochee Hills, em Atlanta. No melhor do humor do personagem, "demonologista e mestre das artes das trevas", disse: ;acredito que há forças que não vemos, que há mais;. Além da Geórgia, o seriado, que deve ter 13 episódios nesta primeira temporada, também passará por outros estados norte-americanas, como a Pensilvânia, mas a base será sempre Atlanta. O fato já é uma licença ;poética; em relação a Hellblazer, da DC Comics. O quadrinho protagonizado por John Constantine se passa em Liverpool, na Inglaterra.


[SAIBAMAIS]A mudança no cenário é inspirada por alguns fatores. Principalmente pelo apoio do governo da Geórgia ao audiovisual, adotando taxas bem mais leves. "A cidade também tem alguns casarões antigos abandonados, onde nunca se gravou nada, ao contrário de Los Angeles;, arrematou o produtor de cinematografia, Dave Bloss. ;O espírito, o DNA de Hellblazer será mantido;, garantiu Matt Ryan, certamente para acalmar os fãs hardcore das HQs, que, exemplo, torceram o nariz para a escolha de Keanu Reeves como protagoista do filme rodado em 2005, em Los Angeles.

Nas duas cenas rodadas em estúdio, diante dos jornalistas convidados, Matt reafirmou a incrível semelhança com o personagem ; festejada pelos admiradores mais fanáticos após o lançamento de fotos e exibições promocionais do primeiro capítulo em locais como como a conferência nerd Comic Con, em San Diego e Nova Iorque. No take da última terça-feira (14), que estará no nono capítulo desta temporada, Matt deu vida a um Constantine ferido, lutando com um demônio em um esgoto, e entregou uma cena praticamente mediúnica.

Aliás, Matt foi festejado pelos coprotagonistas que tampem conversaram com a imprensa latina, como Charles Halford que dá vida ao melhor amigo de infância de John, Chas; o experiente Harold Perrineau (Lost e Matrix), intérprete do anjo da guarda de John, Manny; e Angélica Celaya. A atriz norte-americana de descendência latina será Zed, que tem um dom bastante útil para quem combate demônios: prever o futuro.
[VIDEO1]
Angélica só dará as caras no segundo episódio porque a produçao resolveu substituir o personagem que dividiria as cenas com o protagonista. Liv (Lucy Griffiths), filha do mentor de John, só estará mesmo no piloto. ;Adoro Lucy e a participação dela foi maravilhosa, mas quando os produtores explicaram que achavam John precisava de ter alguém que o desfiasse mais, entendi que a relação com Zed daria mais nunces à trama;, disse Matt. ;Vai ser uma relação de amor e ódio, Zed nunca vai baixar a cabeça para Constantine e esse relacionamento vai mudar ainda mais a partir do sexto episódio;, conta a enérgica e simpática Angélica, com sorriso sexy. Tensão, amor, ódio; que mudança será essa?

Entrevista com Harold Perrineau, ator da série Constantine

Nascido no Brooklyn (Nova York), Perrineau é conhecido por participar do elenco de Lost

Qual o diferencial desse seriado em relação a outros que já foram lançados?
O que torna essa série diferente é que Constantine não é um super;herói. Ele é só um cara. Ele sabe muito sobre mágica, sobre o céu e o inferno, e tem relações com anjos e demônios, mas ele é apenas um cara normal. Ele podia ser como qualquer pessoa que assiste à série. É apenas um homem, que bebe, fuma e faz coisas normais.

A série será fiel às HQs?

Constantine passou por vários autores nos quadrinhos, então há várias camadas a serem exploradas. Cada roteirista trouxe sua versão, desde que o personagem surgiu na revista do Monstro do Pântano. Nós partimos do material original, mas acrescentamos nossa contribuição, pois temos roteiristas com ideias muito boas.

Revista em quadrinhos

Constantine apareceu pela primeira vez em uma história do Monstro do Pântano escrita por Alan Moore (autor de Watchmen e V de vingança). Depois, o personagem ganhou sua própria revista, a Hellblazer, publicada pelo selo Vertigo, da DC Comics, roteirizada por nomes como Brian Azzarello (criador da série 100 Balas). Entre os artistas que já o desenharam estão o exagerado Simon Bisley e o brasileiro Rafael Grampá. Um dos volumes chegou a ser proibido nos Estados Unidos por retratar tiroteios em escolas.

Cinema

Keanu Reeves interpretou o personagem-;título no filme Constantine. A adaptação incomodou os fãs dos quadrinhos originais e desapontou os críticos, mas não chegou a dar prejuízo, com uma bilheteria mediana que ajudou a divulgar o universo de Hellblazer. Rachel Weisz, Shia LaBeouf e Tilda Swinton também estavam no elenco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação