A preparadora de elenco Amanda Gabriel gosta de se definir como uma interlocutora em um set de filmagens. O trabalho dela consiste em promover um encontro de ideias e expectativas entre o elenco de um filme e o cineasta que dirige a produção. A perfeita sinfonia no set de filmagens exige preparação em um campo profissional iniciado no cinema brasileiro recentemente e notabilizado pelo trabalho de veteranos, como Sérgio Penna (Bicho de sete cabeças) e Fátima Toledo (Cidade de Deus e Tropa de Elite).
[VIDEO1]
trailer de O último cine drive-in
Amanda, 32 anos, vivenciou um período de efervescência cinematográfica em Pernambuco, estado onde nasceu e iniciou os estudos na companhia de parte dos diretores que compõe alguns dos coletivos de cinema baseados no Recife, incluindo Marcelo Pedroso, Gabriel Mascaro e Juliano Dornelles.
Um hiato de três anos no trabalho em cinema (entre 2008 e 2011) foi necessário para completar os estudos no Rio de Janeiro ; cidade em que vive. O período, segundo a profissional, foi essencial para a formação como preparadora.
;Eu tenho licenciatura em teatro. Isso é muito marcante para o meu trabalho. Pela minha formação acadêmica, acredito que ética e estética andam lado a lado. É um pouco marxista, mas é isso. No meu trabalho existe a ideia de que o ator não é uma tábula rasa, cada indivíduo traz uma construção própria. Os métodos existem, mas cada ator tem o seu repertório e, ao longo da carreira, desenvolverá seu próprio método;, destaca.
Desde o trabalho no primeiro longa-metragem, Eles voltam, de Marcelo Lordello (prêmio de melhor atriz e melhor coadjuvante no 45; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro), os prêmios destinados aos intérpretes preparados por Amanda se multiplicam em festivais nacionais de cinema. O mais recente deles, em 8 de outubro, foi para a atriz Fernanda Rocha, considerada a melhor atriz coadjuvante no Festival do Rio, com a intepretação da projecionista Paula em O último Cine Drive-In, longa-metragem brasiiense de Iberê Carvalho.
A longa lista de atores auxiliados pela preparação da pernambucana premiados em festivais nacionais inclui Maeve Jinkings (Amor, plástico e barulho), Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa e Rodrigo García (Tatuagem) e Marcelo Novaes (Casa grande).
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .
[SAIBAMAIS]