Publicidade

Estado de Minas

Artistas brasileiros investem em releituras atuais da música folk

O estilo com raízes nos Estados Unidos e na Inglaterra continua contemporâneo


postado em 21/10/2014 08:02

Adriah: %u201CTodo músico ou compositor quer encontrar uma vertente que seja única
Adriah: %u201CTodo músico ou compositor quer encontrar uma vertente que seja única" (foto: Reprodução Internet)


Consagrado por nomes como Bob Dylan e Johnny Cash na década de 1960, ainda hoje o folk encontra um público cativo. O maior trunfo do estilo é ser maleável, segundo os músicos brasilienses Kelton e Adriah, que levam adiante a sonoridade, mas por caminhos inusitados. O primeiro optou pela melancolia e canções marcadas por voz e violão. A segunda, se vale do bem sucedido casamento com o pop rock.

Leia mais notícias em Diversão & Arte


“A música folk exerce grande poder sobre mim e sobre para vários artistas brasileiros. Não só pela admiração que temos por grandes nomes do estilo, mas porque nos levou a refletir e pesquisar sobre sons que são conectados às raízes, que nos remete ao folk americano e inglês”, avalia Kelton.

Às vésperas do lançamento do segundo EP, Todo amor do mundo, o músico brasiliense prossegue com a companhia inseparável do violão, e, em algumas músicas, como a balada Mais de perto, deixa a influência de ícones do outras épocas, incluindo Leonard Cohen, ainda mais evidente. “Para mim, mais que um estilo, o folk representa as expressões genuínas de um povo”, filosofa.

A também brasiliense Adriah adota o mesmo discurso de Kelton. “Todo músico ou compositor quer encontrar uma vertente que seja única. Então, a tendência é buscarmos referências em todos os estilos, inclusive o folk”, avalia. No primeiro disco, Adriah (2013), a jovem apresentou um repertório eclético, mas sempre pontuado pela presença marcante do violão, que a acompanha desde a infância.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade