Diversão e Arte

Sagas do cinema e da tevê ganham versões em quadrinhos

A série Guerra nas Estrelas e Dexter agora podem ser conferidas como novela gráfica

postado em 23/10/2014 08:03
A saga de Guerra nas estrelas passou pelo cinema, pela televisão e, agora, chega às revistas gráficas

Super-homem, Batman, Capitão América, Homem-Aranha, Vingadores são alguns dos heróis que migraram dos quadrinhos para o cinema ou para a televisão. No entanto, o caminho contrário começa a ganhar cada vez mais força. Personagens saem das telas e entram nas páginas das revistas. Nos últimos meses, alguns lançamentos movimentaram o mundo das adaptações.



Entre eles, está o psicopata Dexter que, depois de habitar o mundo da literatura e das séries, chega ao universo dos quadrinhos no Brasil. A adaptação é uma história inédita ; escrita pelo criador do assassino, Jeff Lindsay ; publicada em edição de 120 páginas. Nelas, novos ângulos do psicopata são revelados ao público.

[SAIBAMAIS]Darth Vader, Luke Skywalker, C3PO e todos os outros clássicos personagens de Star Wars também estão de volta. Os heróis intergalácticos chegam às bancas nas revistas Star Wars ; Legends, que narra os eventos que aconteceram logo depois do fim das batalhas no espaço narradas na hexalogia de George Lucas. A guerra nas estrelas também ganha versão de gala, com a coleção Comics Star Wars, que, em 70 volumes ; lançados a cada 15 dias até o 16; volume e semanalmente a partir do 17; ; relembra episódios conhecidos e novidades da saga.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em quadrinhos, o professor Waldomiro Vergueiro acredita que essas adaptações fazem parte de um movimento de intersecção entre variados tipos de mídia ; nesse caso, cinema, tevê e HQs. Para ele, apesar de isso ser positivo, é preciso estar atento às diferentes linguagens narrativas. Em outras palavras, aquilo que funciona em produções audiovisuais pode falhar nos quadrinhos. ;O mesmo ocorre quando se faz o caminho inverso, é claro. Além disso, trata-se de públicos diferentes, que podem ter interesses distintos;, explica.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação