Diversão e Arte

Fotógrafos de Brasília expõem imagens no #desafiopretoebranco

A brincadeira das redes sociais foi criada para divulgar a estética de imagens em preto e branco

postado em 24/10/2014 12:09
Quem tem amigos fotógrafos, sejam eles amadores ou profissionais, pode ter notado que mais um desafio entrou para a lista de correntes das redes sociais em 2014. Desta vez, a brincadeira consiste em postar cinco fotos em preto e branco, durante cinco dias seguidos.



À moda do viral do balde de gelo que tomou conta da internet em agosto, a ideia é também apontar outras pessoas na rede social para mostrarem as próprias fotografias. Para ajudar a espalhar ainda mais o desafio, os participantes utilizam a hashtag ;#desafiopretoebranco;.

Para Gustavo Moreno, repórter fotográfico do Correio, a iniciativa vem em um bom momento. ;Esse desafio dá uma amenizada nos ânimos nas redes sociais, já que ultimamente tudo o que a gente tem visto por lá são as eleições;, desabafa. ;É uma forma de descontrair usando a arte.;

Até agora, Moreno já participou da corrente com diversas fotos, algumas delas nunca publicadas. ;É uma oportunidade pra ver trabalhos novos. Pode ser, por exemplo, um incentivo aos fotógrafos veteranos, que realmente usavam filme, para retirar algumas imagens do baú e as compartilhar na rede social para todo mundo ver;, comenta.

[SAIBAMAIS]Zuleika Souza, também repórter fotográfica do Correio, aponta como uma das maiores vantagens do desafio a possibilidade de descobrir o trabalho de outros profissionais. ;Um fotógrafo de São Paulo desafia um do Pará, e esse desafia um de Recife e por aí vai. Assim a gente entra em contato com fotos muito boas de gente que nem sabíamos que existiam;, explica Zuleika.

Fazer uma boa foto em preto e branco, porém, não é das tarefas mais simples. ;De nada adianta pegar uma arara toda colorida e converter para essa estética, perde o sentido;, alerta Moreno. ;Às vezes, a gente olha para alguma cena e já a enxerga com olhar em preto e branco, como uma árvore de galhos secos, por exemplo.

Zuleika afirma ainda que ;certas imagens transmitem muita emoção e a cor pode até atrapalhar. Nesse caso, vale a pena usar a estética do desafio;.

Diversos fotógrafos do Brasil inteiro participam do #desafiopretoebranco. Nomes premiados e conhecidos da reportagem fotográfica também compartilham imagens nas redes sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação