Diversão e Arte

Reduzir lixo e dar prioridade a verduras torna refeições sustentáveis

Segundo especialistas, é possível adotar as práticas em restaurantes e dentro de casa

postado em 01/11/2014 09:34
Nara faz parte de um grupo de mães que compartilha receitas e práticas verdes para a família. O filho Raí e o planeta agradecem
Engana-se quem pensa que ser adepto da gastronomia sustentável resume-se apenas a frequentar um restaurante natureba ou dar preferência aos orgânicos na compra do mês. Especialistas listam uma série de práticas que também fazem parte do movimento. Desde usar 100% de um ingrediente até eliminar totalmente a água das receitas. Difícil? Cuidadoso, garantem eles.

O gatrônomo Marcos Lelis ensina que o hábito começa com o planejamento da feira. É importante saber o quanto comprar, quais são o locais mais confiáveis e dar preferência aos vegetais, às frutas da estação e aos produtores próximos. ;No máximo, quem está a 100km de distância. Assim, você come algo que não utilizou combustível de avião ou de navio para o transporte e incentiva a produção local;, explica. O professor de cozinha brasileira e internacional do Iesb conta que os vegetais de importações longas são colhidos verdes e submetidos ao processo de maturação apenas durante o caminho, quebrando o ciclo natural do amadurecimento. Esse processo acaba diminuindo a qualidade do alimento.

Leia mais notícias em Diversão e Arte

Reduzir a quantidade de lixo também é quesito da cozinha sustentável. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 30% dos alimentos no mundo são jogados fora. No Brasil, são cerca de 26 milhões de toneladas por ano. Lelis indica que uma preocupação básica para evitar o desperdício é o bom senso. ;Se a pessoa mora sozinha, não é necessário comprar o suficiente para uma família inteira;, exemplifica. A gastrônoma Alessandra Brant complementa: indica ter a própria horta em casa e mapear as feiras de comida orgânica. ; No caso de carnes orgânicas, existem mercados especializados;, diz.

Nara Codo, 38 anos, pulou da extravagância para a contenção. A ex-chef convencional faz hoje parte de um grupo de mães que busca receitas saudáveis para toda a família. Antes, via de perto o desperdício. ;A legislação não ajuda os restaurantes que não têm propostas sustentáveis. A comida tinha que ir para o lixo;, critica. Agora, em casa, utiliza da casca ao bagaço de ingredientes. ;A rama da cenoura pode ser usada para um suco ou uma salada. Quando se faz leite vegetal de castanha, dá para juntar o bagaço com iogurte, ervas e limão e fazer uma pastinha deliciosa;, exemplifica. Outra dica de Nara é usar os talos de couve e do brócolis em tortas, além de fazer chá de casca de melancia. ;É desintoxicante;, ressalta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação