postado em 02/11/2014 08:01
Já faz mais de 30 anos desde que o Eduardo foi de ;camelo; encontrar a Mônica no Parque da Cidade. Se, na letra Eduardo e Mônica, do cantor e compositor Renato Russo, a bicicleta denunciava o status de estudante do garoto, hoje, locomover-se entre duas rodas virou um hábito que ultrapassa barreiras de idade ou profissão. Além das novas ciclovias construídas este ano, quem gosta de pedal também conquistou o direito de circular pelas ciclofaixas, à disposição do público aos domingos e feriados. No Eixo Monumental, ela começa na Catedral Rainha da Paz e vai até ao Congresso Nacional.
Quem sai da Rodoviária do Plano Piloto a bordo de uma magrela pode escolher subir o Eixo em direção à Torre de TV, onde uma feira animada, com artesanato, comidas típicas e música espera os visitantes. Para conferir a vista, nada melhor que pedir um café e um bolo no Café da Torre, inaugurado há 4 meses no mezanino do prédio.
[VIDEO1]
O Parque da Cidade é um espetáculo à parte. Com mais de 4 milhões de metros quadrados, abriga ciclovias e calçadas, quadras multiesportivas, espaços para churrascos e piqueniques, um kartódromo, parques de diversões e o centro de hipismo, além de restaurantes e quiosques.
Continuando o passeio, a Sala Cássia Eller, da Funarte, oferece programação de teatro por preços acessíveis, além de oficinas de circo e intervenção urbana que ocorrem com frequência. Ali do lado, o Clube do Choro se firma como patrimônio cultural ao oferecer programação de qualidade de quarta a sábado, além de abrigar a Roda do Choro, todo primeiro sábado do mês, onde os alunos da Escola do Choro, que funciona no mesmo lugar, assumem o som.
Visitas
Na mesma região, o Planetário da cidade, reaberto no ano passado, exibe sete sessões diárias nos fins de semana e é uma boa opção para a criançada. Quem deseja conhecer um pouco mais sobre a criação de Brasília e seus pioneiros pode visitar o Memorial Juscelino Kubitschek, que exibe documentários sobre o presidente bossa-nova de hora em hora. Ao fim do dia, a pedida é encostar a bike e apreciar o pôr do sol na Praça do Cruzeiro, um verdadeiro ponto de encontro dos brasilenses a cada entardecer.
Se o ciclista resolver seguir na direção oposta, pode apreciar a arquitetura modernista evidente nos prédios públicos que compõem a Esplanada dos Ministérios. No complexo do Museu da República, exposições, exibição de filmes e um espaço público ocupado por grupos de dança e esportes também compõem uma programação para quem curte pedalar.
Confira roteiro com atrações que estão no meio do caminho. Pegue seu capacete e explore a cidade!