Diversão e Arte

Confira roteiro cultural de Brasília que você pode aproveitar de bicicleta

Com novas ciclovias, não faltam oportunidades culturais para se divertir em duas rodas pelo centro da capital federal

postado em 02/11/2014 08:01
Fim de tarde e bicicletas na Praça do Cruzeiro

Já faz mais de 30 anos desde que o Eduardo foi de ;camelo; encontrar a Mônica no Parque da Cidade. Se, na letra Eduardo e Mônica, do cantor e compositor Renato Russo, a bicicleta denunciava o status de estudante do garoto, hoje, locomover-se entre duas rodas virou um hábito que ultrapassa barreiras de idade ou profissão. Além das novas ciclovias construídas este ano, quem gosta de pedal também conquistou o direito de circular pelas ciclofaixas, à disposição do público aos domingos e feriados. No Eixo Monumental, ela começa na Catedral Rainha da Paz e vai até ao Congresso Nacional.

Quem sai da Rodoviária do Plano Piloto a bordo de uma magrela pode escolher subir o Eixo em direção à Torre de TV, onde uma feira animada, com artesanato, comidas típicas e música espera os visitantes. Para conferir a vista, nada melhor que pedir um café e um bolo no Café da Torre, inaugurado há 4 meses no mezanino do prédio.
[VIDEO1]
O Parque da Cidade é um espetáculo à parte. Com mais de 4 milhões de metros quadrados, abriga ciclovias e calçadas, quadras multiesportivas, espaços para churrascos e piqueniques, um kartódromo, parques de diversões e o centro de hipismo, além de restaurantes e quiosques.



Continuando o passeio, a Sala Cássia Eller, da Funarte, oferece programação de teatro por preços acessíveis, além de oficinas de circo e intervenção urbana que ocorrem com frequência. Ali do lado, o Clube do Choro se firma como patrimônio cultural ao oferecer programação de qualidade de quarta a sábado, além de abrigar a Roda do Choro, todo primeiro sábado do mês, onde os alunos da Escola do Choro, que funciona no mesmo lugar, assumem o som.

Visitas

Na mesma região, o Planetário da cidade, reaberto no ano passado, exibe sete sessões diárias nos fins de semana e é uma boa opção para a criançada. Quem deseja conhecer um pouco mais sobre a criação de Brasília e seus pioneiros pode visitar o Memorial Juscelino Kubitschek, que exibe documentários sobre o presidente bossa-nova de hora em hora. Ao fim do dia, a pedida é encostar a bike e apreciar o pôr do sol na Praça do Cruzeiro, um verdadeiro ponto de encontro dos brasilenses a cada entardecer.

Se o ciclista resolver seguir na direção oposta, pode apreciar a arquitetura modernista evidente nos prédios públicos que compõem a Esplanada dos Ministérios. No complexo do Museu da República, exposições, exibição de filmes e um espaço público ocupado por grupos de dança e esportes também compõem uma programação para quem curte pedalar.

Confira roteiro com atrações que estão no meio do caminho. Pegue seu capacete e explore a cidade!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação