Diversão e Arte

Primeiro disco solo de Xande de Pilares tem sambas autorais e de parceiros

Ex-Revelação gravou faixas de bambas como Arlindo Cruz e Sergio Mereti

postado em 04/11/2014 08:04

Do partido alto ao samba romântico, Xande de Pilares também passeia por letras engajadas

Por mais de mais de 20 anos, Xande de Pilares foi vocalista, cavaquinista e compositor de inúmeros sucessos do grupo Revelação. Depois de uma separação delicada, o sambista lança o primeiro CD da carreira solo, Perseverança. ;O título do disco é o retrato da minha vida. Ela foi a primeira palavra que eu escrevi quando abri o portão da minha casa;, explica o músico. A faixa-título (Xande/Zé Roberto) abre o álbum, que tem composições de Serginho Meriti e Rodrigo Leite (Clareou); e Arlindo Cruz, Acyr Marques e Aluísio Machado (Se eu fosse você), entre outros.

Entre as autorais, destaque para Orgulho negro, que diz: ;Seja em Madureira ou Daomé/Se assuma seja mais você (;)/Chega com vontade/Vem com atitude/Faz a negritude brilhar;. De acordo com Xande, a composição é uma exaltação à população negra. ;O negro passou por momentos de preconceito, mas a cada dia que passa os supera e está em lugares que não alcançava antes. Já sofri preconceito, mas não guardo rancor de ninguém. Minha música retrata a cultura e a religiosidade desse povo batalhador;, aponta. Até há algumas décadas, o samba era marginalizado e quem fosse visto com instrumentos musicais podia ser preso por ;vadiagem;.

Apesar de estar no top 10 das rádios e das turnês no exterior, para Xande, o gênero ainda não conquistou o devido reconhecimento. ;O samba está bem, mas pode melhorar. Ele é patrimônio cultural do Brasil e o gênero que representa o país no exterior. É preciso colocar o samba no mesmo patamar que a MPB e o sertanejo alcançaram;.



;Eu não tinha nada definido. Estava estressado com o excesso de compromissos e achei que era melhor deixar o grupo;, conta o carioca, que anunciou a saída do Revelação em abril deste ano. ;Cada um seguiu seu rumo, mas a insatisfação com a separação é normal. Se a gente se encontra, cumprimento, falo normalmente. Mas não vou no churrasco na casa de algum deles, entende? Há sinceridade no diálogo, então, em algum momento, esse mal-estar vai passar;.

[SAIBAMAIS]Produzido por Leandro Sapucahy (com arranjos de Wilson Prateado, Ivan Paulo, Boris e Valério Brair), Perseverança era para ser um EP, inicialmente. ;Precisava ter um novo trabalho que fosse a base dos meus próximos shows. O projeto evoluiu e virou um CD. Fiquei muito feliz porque agora sinto que posso dar um ;start; na carreira solo. Dá um pouco de medo de subir no palco e não ver ninguém;, confessa.

SERVIÇO
PERSEVERANÇA
Primeiro disco solo do cantor Xande de Pilares. Lançamento da gravadora Universal Music, 14 faixas, produzidas por Leandro Sapucahy. Preço médio: R$ 21,80.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação