Diversão e Arte

Esdras, do Móveis Coloniais de Acaju, lança CD inspirado em Hermeto Pascoal

Capivara é um álbum instrumental com releituras da obra do artista

postado em 12/11/2014 08:00

Esdras decidiu homenagear Hermeto em disco

Em novembro de 2008, o compositor e multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal escreveu em giz de cera uma declaração que liberava a gravação de qualquer uma das mais de 600 músicas catalogadas em seu site para músicos do Brasil e do mundo. Seis anos depois, Esdras Nogueira, saxofonista da banda brasiliense Móveis Colonais de Acaju, lança Capivara, disco instrumental que homenageia o grande músico brasileiro por meio de releituras de nove canções feitas com o sax barítono.



;Eu sempre fui muito fã do Hermeto. Cresci musicalmente com ele. Conheci o seu trabalho no Clube do Choro, na época da faculdade, e sempre tive vontade de fazer um show com canções dele. É uma música muito rica, complexa, forte, única, brasileira. Não é só samba nem só jazz nem só forró. Além de toda a admiração, a declaração que ele fez me estimulou muito. Achei uma atitude tão generosa, tão à frente do seu tempo, que pensei: vou gravar um disco só com músicas dele;, releva Esdras.

[SAIBAMAIS]Apesar da liberação prévia, o primeiro passo do saxofonista foi entrar em contato com Hermeto para ter certeza de que poderia regravar as músicas. ;Pedi autorização e ele respondeu: ;Claro, pode gravar tudo;. Eu falei: ;Sério? Que maravilha;. Fiquei muito feliz;, conta. Na sua pesquisa por referências, Esdras se deparou com faixas de Hermeto regravadas por pessoas do mundo inteiro, principalmente estrangeiros. ;Tem gente do Japão, dos Estados Unidos;, lugares onde o artista é reverenciado, completa Esdras. Nos EUA, ele foi chamado de ;mítico; pelo New York Times; e, no Japão, tem um fã-clube de 4 mil pessoas.

;Aqui no Brasil, precisamos valorizar mais o trabalho de Hermeto. Ele tem que ser tocado, estudado nas universidades. Um cara como ele não pode ser esquecido. As pessoas têm que conhecê-lo. Eu gravaria outro disco com mais nove músicas dele facilmente;, afirma Esdras, que conta um pouco da história de seu ídolo ao fazer uma seleção de faixas que navegam por diferentes momentos de sua carreira. ;Fui aos shows, pesquisei, descobri coisas que não conhecia e escolhi músicas que achei que soariam bem com o sax barítono, que tem um som mais grave e uma roupagem melódica forte;, conta.

Duas perguntas // Hermeto Pascoal


Você ouviu o disco Capivara?

Ouvi, está muito bom. Fiquei contente com a interpretação das músicas. Elas ficaram diferentes sem perder a essência. Eu componho com vontade que as pessoas toquem. Se ele tivesse conversado comigo antes, eu até teria dado algumas ideias. Mas o Esdras começou bem, ele vai longe.

O que acha da música que é feita hoje?

A qualidade caiu demais. Estão criando modismos, desmanchando e recriando gêneros. Os produtores espertos pegam músicos sem experiência e criam o ;sertanejo universitário;, como se fosse uma coisa nova. O novo malfeito é pior do que o velho benfeito. Falo isso com amor, construtivamente, não para destruir.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação