Diversão e Arte

Prêmio São Paulo vai para escritores estreantes no romance

Ana Luisa Escorel, Verônica Stigger e Marcos Peres ganham um dos prêmios de literatura mais importantes do país

Nahima Maciel
postado em 12/11/2014 13:53


Ana Luisa Escorel, Verônica Stigger e Marcos Peres venceram o Prêmio São Paulo de Literatura, entregue na segunda-feira à noite no Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista. Os três são autores estreantes e publicaram o primeiro romance entre 2013 e este ano. Ana Luisa venceu o prêmio de melhor romance do ano com Anel de vidro, editado pela indepentende Ouro Sobre Azul, criada pela própria autora. Ela vai levar para casa o prêmio de R$ 200 mil e o trunfo de ser a primeira mulher a ganhar na categoria. Filha do crítico Antônio Cândido, Ana Luisa tem 70 anos e comentou, logo após a premiação, que não imaginava que uma editora pequena e independente pudesse ganhar um prêmio tão importante com uma edição de apenas mil exemplares.



Verônica Stigger ganhou como autora estreante acima de 40 anos com o romance Opsanie Swiata. A autora é conhecida pelos contos e trata, no primeiro romance, de morte, violência, guerra e destruição. O prêmio é de R$ 100 mil, mesmo valor que o advogado Marcos Peres vai levar para casa por vencer na categoria de autor estreante com menos de 40 anos por O Evangelho segundo Hitler, que já havia levado o Prêmio Sesc de Literatura, criado para revelar novos autores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação