postado em 14/11/2014 08:06
Muito provavelmente, você já conhece o músico Paul Van Haver. Quer dizer, na verdade, você o conhece pelo nome de Stromae. Tudo bem, talvez não se lembre diretamente da figura apenas pelo nome, e isso vamos explicar depois. Por isso, sugerimos que pare a leitura por aqui e desça até o primeiro vídeo, que é da música Alors on danse. Se ainda assim não lembrar, continue a ler e conheça mais desse cantor e compositor belga de 29 anos que tem feito sucesso em todo o mundo com suas batidas marcantes e letras fortes.
[VIDEO1]
Se lembrou? Então, Alors on danse foi o primeiro grande sucesso de Stromae ; inclusive teve versões gravadas pelo rapper Kanye West (veja o vídeo abaixo) e pelo cantor americano Lumidee ; e está no primeiro CD: Cheese, lançado em 2010. O álbum teve boa repercussão, mas foi com o segundo disco, Racine carrée, lançado em 2013, que vendeu mais de 2,5 milhões de cópias no mundo, que o tornou mais notório.
[VIDEO4]
Agora, de onde vem Stromae, se o nome dele é Paul Van Haver? No início da carreira, o jovem Paul Van Haver adotou o nome de OpMaestro, mas já havia um outro artista com o nome de Maestro, o que poderia causar futuros problemas para ele. Foi então que surgiu a ideia de utilizar algo que é conhecido por verlan em países de língua francesa. Verlan é o nome dado à expressão de palavras pelo inverso (l;envers = o inverso, que se pronuncia lanver, dai então verlan).
Bom, de volta à parte musical, a faixa Formidable, um dos sucessos do segundo CD, se passa em pleno centro de Bruxelas, onde o cantor, que tem ousado em outros campos como atuação e coreografias, finge que está bêbado enquanto declama os versos sob a chuva da capital belga.
[VIDEO3]
A música Papaoutai faz referência à própria infância de Stromae, que praticamente não teve contato com o pai. Filho de uma mãe belga e pai ruandense, questiona repetidamente (tradução livre) "onde está seu pai?". O próprio nome da canção é um jogo de palavras. Em francês: papa, oú tu es? (papai, onde você está?).
[VIDEO2]
Ainda no segundo CD, uma das canções mais surpreendentes é a Tous les mêmes, na qual Stromae explora e questiona a dualidade entre comportamentos e atitudes que supostamente são designados à homens e mulheres.
[VIDEO5]
No momento, Stromae tem a agenda lotada, vídeos com milhões de acessos e vários sucessos emplacados ao redor do mundo. Quem sabe o maestro belga não vem dar um pulo em terras brasileiras em breve?
Com informações Mateus Vidigal