Nahima Maciel
postado em 15/11/2014 08:14
uso cada vez mais frequente da fotografia e um diálogo com os contornos modernistas do Plano Piloto marcam a segunda edição do prêmio Situações Brasília, que reúne o trabalho de 20 artistas de todo o Brasil no Museu Nacional da República e anunciou, na noite de quarta, os cinco vencedores do salão. Os mineiros André Hauck e Pedro David, os paulistas Beto Shwafaty e Erica Ferrari e a carioca Cristina Salgado foram escolhidos por uma comissão formada pelos curadores Evandro Salles, Cristiana Tejo e Ricardo Sardemberg. Os curadores também foram os responsáveis por selecionar os artistas que participam da exposição, escolhidos entre um total de 473 inscritos.[VIDEO1]
Os cinco vencedores receberão R$ 15 mil e terão suas obras integradas ao acervo do museu. Todos os 20 selecionados também recebem uma ajuda de custo de R$ 3 mil. O trabalho de colagem de Erica Ferrari tem referências na arquitetura e no barroco brasileiro, mas é, sobretudo, uma obra marcada por minúcias. A artista precisa cortar em minúsculos pedaços centenas de folhas de fórmica para realizar as colagens. ;Vim da escultura e queria achar um material que me desse a possibilidade de fazer um trabalho que fosse bidimensional, mas que tivesse esse efeito tridimensional;, explica. A obra Palácios passa agora a integrar o acervo do museu, assim como Escultura como imagem, de Cristina Salgado.
A carioca criou uma estrutura escultórica com camadas de feutro vermelho e negro que emerge da parede e se espalha pelo chão. ;Há uma referência ao corpo humano, uma analogia com uma estrutura corporal e psíquica;, explica Cristina.
[SAIBAMAIS]Mais político, Beto Shwafaty reflete sobre o Brasil em trabalho que fala sobre o progresso nacional, e André Hauck e Pedro David fazem da fotografia uma linguagem para além da representação. Durante o anúncio dos prêmios, na quarta à noite, uma das artistas selecionadas, Marie Carangi, realizou a performance Corte estilo guilhotina, na qual corta o cabelo de uma voluntária com uma guilhotina.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .