Publicidade

Estado de Minas

Lista: confira lista com quadrinhos sobre as grandres guerras

Os conflitos são tema recorrente nos HQs


postado em 16/11/2014 08:05

As guerras sempre foram uma temática muito explorada nos quadrinhos. Desde as histórias de super-heróis americanos que traziam em si as ideologias de um país em conflito a novelas gráficas aclamadas por público e crítica sobre as grandes batalhas. No centenário da primeira grande guerra, o Correio selecionou uma lista de romances gráficos em que os conflitos foram o personagem principal.

Sorge, o espião - Isabel Kreitz (Veneta)



O quadrinho conta a história de um dos principais espiões de todos os tempos, Sorge. Ele foi determinante na segunda guerra mundial. A narrativa se baseia na controversa vida do herói.

The Great War - Joe Sacco (W.W. Norton)


Um dos pioneiros do jornalismo em quadrinhos, Joe Sacco fez de inúmeros conflitos o tema das obras que publicou. Nesta HQ, a narrativa se volta para a primeira guerra mundial.

Maus - Art Spiegelman (Companhia das Letras)


Considerado uma obra-prima dos quadrinhos, Maus narra a história de um judeu que sobreviveu a Auschwitz. O quadrinho é baseado na própria história familiar de Spiegelman.

Jambocks - Celso Menezes e Felipe Massafera (Zarabatana Books)


Série de HQs que contam histórias da participação brasileira na segunda guerra mundial. Para realizar o trabalho, os autores realizaram extensa pesquisa sobre o país no conflito.

Ás Inimigo — Um Poema de Guerra — George Pratt (Editora Abril)


A HQ foi lançada no Brasil em 1995 e tornou-se muito rara no país. Trata os conflitos da primeira guerra por meio das lembranças de um piloto e de um jornalista.

Era A Guerra das Trincheiras — Jacques Tardi (Editora Nemo)


Outro clássico dos quadrinhos europeus, o livro narra os acontecimentos mais violentos e desumanos da primeira guerra mundial. No Brasil, ganhou uma edição de luxo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade