postado em 17/11/2014 17:22
Quando a causa é nobre, os artistas não se importam em unir forças e ajudar a quem precisa. Basta ver a gravação da música Do they know it;s Christmas, que juntou Rita Ora, Bono Vox e Ellie Goulding, entre outros artistas, em prol da vítimas do vírus ebola. .A iniciativa, no entanto, não é a primeira a ajudar em causa urgentes 45 artistas norte-americanos, liderados por Harry Belafonte, Kenny Rogers, Michael Jackson e Lionel Richie, criaram a USA for Africa e cantaram a música We are the world. A canção arrecadou mais de US$ 50 milhões. Confira o clipe abaixo.
[VIDEO1]
No mesmo ano, um evento chamado Live Aid, organizado por Bob Geldof e Midge Ure, teve o objetivo de arrecadar fundos para os famintos da Etiópia. Diferentemente de We are the world, foram realizados concertos em Londres Filadélfia, Sydney, Moscou e Japão e transmitidos ao vivo pela televisão. Na época, estimou-se que a audiência foi de 1,5 bilhão de pessoas. Confira trecho.
[VIDEO2]
Mais tarde, em 2010, vários artistas, como Celine Dion, Kanye West e Jamir Foxx, gravaram novamente a música We are the world. Dessa vez, além de comemorar os 25 anos da canção, serviu para arrecadar dinheiro para as vítimas dos terremotos do Haiti.
[VIDEO3]
Em 2011, foi a vez de Madonna, Lady Gaga, Eminem, Beyoncé, Justin Bieber, Enya, entre outros, entrarem em estúdio para o lançamento do álbum Songs for Japan. A renda do disco foi revertida para a Cruz Vermelha do país.
[VIDEO4]
No Brasil, duas campanhas chamarama a atenção. Em 1985, Gilberto Gil, Chico Buarque e outros 155 artistas gravaram Chega de mágoa a fim de mostrar o drama da seca no Nordeste e arrecadar dinheiro para ajudá-los. Em 1988, Tim Maia gravou com Erasmo Carlos e mais 20 cantores a canção Viver outra vez para conscientizar a população sobre a Aids.
[VIDEO5]