Irlam Rocha Lima
postado em 18/11/2014 08:00
Paul McCartney é uma quase unanimidade. Dificilmente se encontra alguém, nas mais diferentes faixas etárias, que não curta as belas canções do cantor inglês. Em especial, as que compôs com o eterno parceiro John Lennon, reunidas no legado dos Beatles ; responsáveis pelo mais importante capítulo da história do rock. Os brasileiros têm o privilégio de ouvi-las ao vivo desde 1990, quando Paul se apresentou no Maracanã, em sua primeira incursão pelo país.[SAIBAMAIS]
Outros shows o trouxeram novamente ao Rio de Janeiro e também a São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Goiânia, entre 2010 e 2013. Com a atual turnê, iniciada em Cariacica (ES), na grande Vitória, Paul vem pela primeira vez a Brasília, para concerto no próximo domingo. A expectativa é que mais de 40 mil espectadores vão reverenciá-lo no Estádio Nacional Mané Garrincha.
No meio da multidão, estarão fãs brasilienses que já lhe assistiram em vários locais. Alguns deles guardam recordações da experiência vivida, materializadas em ingressos, camisetas, fotos e até autógrafos. O Correio fez contato com seis deles, que, emocionados, falaram da admiração que têm pelo ídolo. Os relatos estão registrados nas histórias que seguem:
;Sou fã de Paul McCartney desde que me dou por gente. Cresci ouvindo Beatles. Canções como Let it be e She;s leaving home me emocionam até hoje. Da fase solo dele, as minhas preferidas são Calico skies e Maybe I;m amazed. Já assisti a 11 shows e, claro, vou vê-lo novamente no Mané Garrincha."
;Minha admiração pelos Beatles começou na adolescência, ao ouvir com minha mãe os vinis que ela tinha em casa. Fui a Goiânia assistir ao show de Paul, no ano passado, com oito amigos. Divulgaram que não podia entrar no Serra Dourada com máquina fotográfica, mas eu levei a minha na mochila e consegui passar pela segurança."
;Até 2000, quando entrei para a Let it Beatles, banda da qual sou vocalista, eu conhecia pouco dos Beatles. Mas, a partir dali, me apaixonei pela obra deles. Tenho CDs, DVDs, livros e biografia. Em 2009, assisti a um show de Paul McCartney pela primeira vez."
;Passei a conhecer melhor os Beatles ao ouvir o disco Revolver. Sempre fui fã do Paul, e assisti ao primeiro show dele no Morumbi (São Paulo), em 2010. Depois, fui vê-lo, em 2011, no Engenhão (Rio de Janeiro), e comemorei o aniversário com vários amigos. No ano passado, estive no Serra Dourada (Goiânia) e voltei a me emocionar."
;Com a Juliana, minha noiva, assisti aos shows do Paul em São Paulo (2010) e Goiânia (2013). Guardamos os ingressos como algo que representa muito para nós. Curtimos tanto as músicas que o Paul compôs com o (John) Lennon, que vamos nos casar ao som dessas canções."
;Os Beatles fazem parte da minha vida desde a infância, pois ouvia as músicas dele em casa, tanto nos discos, como as tocadas pela Friends, a banda cover criada por meu pai, Sergei Quintas. Considero Paul o músico mais completo do mundo."
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .