Diversão e Arte

Evento cultural discute a violência contra o jovem negro

Painel contará com debates e exibição de filmes

Adriana Izel
postado em 20/11/2014 08:00

O documentário A batalha do passinho discute o dia a dia de jovens em favelas cariocas

O Dia da Consciência Negra é uma data de celebração e festa, mas também de reflexão. No Brasil, por ano, 30 mil jovens entre 15 e 29 anos são assassinados. Desse número, 77% são negros, segundo o Mapa da Violência.

O tema da violência contra o jovem negro da periferia vem ganhando mais atenção na sociedade, na mídia e no ambiente artístico. Desde ontem, a Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (Sernegra), que ocorre no Instituto Federal de Brasília (IFB), discute o assunto por meio de debates e exibições de filmes. Entre eles, o documentário A batalha do passinho, do cineasta Emílio Domingos.



O longa retrata o dia a dia dos adolescentes nas favelas cariocas e como a dança mudou a perspectiva de vida dessa população. Além das mudanças positivas na comunidade, o filme também revela a violência enraizada naqueles locais, representada pela morte do dançarino Gambá. O jovem de 21 anos foi assassinado por dois homens e enterrado como indigente no Rio de Janeiro.

[SAIBAMAIS];Não era o objetivo inicial tocar no assunto (da violência), mas aconteceu. O longa aproxima muito o espectador dessa juventude, que está dentro do perfil apontado na pesquisa;, diz Emílio Domingos. ;A morte do Gambá teve uma comoção enorme, mas, infelizmente, esse quadro ainda não mudou. Ele foi uma vítima dessa violência, que não é só física. Está embutida na cabeça das pessoas. Há uma tensão, um medo, como se eles fossem agressivos e violentos.;

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação