Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Com estilo selvagem, 'Lumbersexual' é a nova tendência entre os homens

Um dos primeiros a detectar a tendência foi Tom Puzak, no site GearJunkie.com, especializado em roupas de camping e aventuras

Paris - Ele trabalha para uma empresa de software, mas parece recém-saído da floresta: sua barba é espessa, usa botas e camisa quadriculada, como um lenhador. O homem "lumbersexual" está substituindo, com seu estilo selvagem, o metrossexual na paisagem urbana. Seu apelido vem de "lumber", lenha em inglês, e traduzido de forma literal quer dizer "lenhossexual".

Este lenhador urbano invadiu as ruas do Brooklyn até Berlim, calando a boca de quem proclamava que o "normcore" - jeito de vestir sem um estilo particular, mais básico - teria terminado com as tendências na moda masculina.



O fenômeno já aconteceu há uma década com os metrossexuais, como David Beckham, que adotaram dos gays o cuidado corporal, os cremes e as roupas de marca, sem deixar de preferir as mulheres.

O "lumberssexual" se inspira agora no "bear" -o gay urso, barbudo e forte - para reafirmar a virilidade e deixar bem claro que prefere acampar do que visitar as lojas de Tom Ford ou Dolce.

Os modelos, segundo a idade, podem ser Ryan Gosling ou Eric Cantona, mas os lumberssexuais se esforçam em ter a aparência de que não se importam muito com o que vêem.

Os atores americanos Joe Manganiello ("True Blood") e Vincent Gallo, o australiano Hugh Jackman ("Wolverine") e os britânicos Charlie Hunnam ("Pacific Rim") e Gerard Butler (o guerreiro espartano de "300"), são provavelmente, cada um à sua maneira, lumberssexuais.

Para muitos, a volta do homem viril não é uma novidade porque eles nunca saíram de cena. As mulheres, pelo que parece, os adoram, ainda que alguma vislumbrem que esse seria o retorno do macho alfa. A revista Cosmopolitan pergunta a suas leitoras "Está saindo com um lumberssexual? É hora de você saber".

"Sua barba é espessa e desalinhada, porque não se olha no espelho há meses. Sabe porquê? Porque não há espelhos na floresta. É possível que ao ler isso você descubra que está saindo com um lumberssexual. E quer saber? Você tem sorte", diz a revista.