Diversão e Arte

Canal por assinatura apresenta documentário sobre a missão Rosetta

A sonda viajou pelo sistema solar durante 10 anos até que, em 6 de agosto de 2014, começou a orbitar ao redor do cometa

postado em 26/11/2014 19:15
A sonda viajou pelo sistema solar durante 10 anos até que, em 6 de agosto de 2014, começou a orbitar ao redor do cometa

Se você se fascinou quando, a milhões de quilômetros da Terra, uma nave espacial pousou pela primeira vez sobre um cometa, reserve um espaço no domingo (30/11) à noite. Às 22h45, a Nat Geo exibe um documentário que revela os bastidores e detalhes da empreitada histórica, o Missão Rosetta.

Com depoimentos de especialistas envolvidos na missão, o programa exibirá durante uma hora informações a respeito da sonda que chegou à superfície do cometa em 12 de novembro deste ano. O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, onde a Rosetta pousou, é uma pedra de gelo que viaja a 66 mil quilômetros por hora e tem 5km de extensão.



A sonda viajou pelo sistema solar durante 10 anos até que, em 6 de agosto de 2014, começou a orbitar ao redor do cometa. A intenção é obter respostas que permanecem como incógnitas para a ciência. De que são feitos os cometas, como eles podem ajudar a compreender a evolução do sistema solar e, principalmente, se eles contêm os elementos necessários para a vida são algumas das questões que a Rosetta pode ajudar a resolver.

Em 12 de novembro, um módulo da Rosetta, chamado Philae, foi deixado na superfície do cometa para analisar o comportamento dele. O Philae se dirigiu a uma região misteriosa do astro, onde havia indícios de zonas ativas próximas e pouco risco para o módulo se comparado com outros lugares. De lá, o Philae enviou os dados que podem ajudar a compreender as questões que permanecem, por enquanto, abertas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação