Chef da rede de restaurantes de comida mexicana El Paso, David Lechtig se disse muito triste e emocionado com a morte de Roberto Bolaños nesta sexta (28/11). Nascido na Guatemala, ele se lembra com carinho de assistir aos episódios de Chaves em sua infância, mesmo antes de a atração ser exibida no Brasil. "Comecei a assistir ao programa em 1973, ainda criança, e quando vim para o Brasil, em 1983, senti a falta da turma do Chaves", lembra o guatemalteca, que escolhe o horário de malhar com base na grade de programação do SBT e corre na esteira se divertindo com "chesperito".
Uma das marcas registradas de Chaves era o sanduíche de presunto, conhecido por Lechtig como torta de jamón. "É uma comida típica em classes mais baixas no México e muito popular. E Chaves não tinha muito dinheiro", pontua o chef, que passava férias no México e estudou gastronomia no país natal de Roberto Bolaños.
Para incrementar a receita do famoso sanduíche, o chef indica um costume bem mexicano. "Lá eles colocam guacamole em quase todos os sanduíches. É um costume bem local", ensina. Outra opção que não foge às raízes latinas é colocar um molho de pimenta "bem picante", feito, de preferência, com aji. "Mas nada de geleia ou pastas adocicadas. Lá eles não comem dessa forma", ensina.
[SAIBAMAIS]Outra iguaria bastante apreciada por Chaves que pode ser encontrada no El Paso são os churros. Tradicionalente mais finos do que os usualmente consumidos por aqui, os mexicanos têm cobertura de doce de leite, açúcar e canela. Isso mesmo! Chaves não rechearia a sobremesa com doce de leite e muito menos com chocolate.