postado em 03/12/2014 08:00
A arte gráfica contemporânea transgride rotas e fronteiras no que diz respeito à maneira como é apresentada ao público. Os caminhos por meio dos quais a arte se move criam reflexões existenciais intensas no espectador, como, por exemplo, o ato de reconhecer o conteúdo pictórico inserido no próprio inconsciente, o que ocasiona experimentações bem diferentes em relação às obras expostas nos museus. Esta é a principal abordagem da mostra Re-conhecimento, realizada pela Embaixada da Noruega, que expõe as principais gravuras norueguesas contemporâneas.
[SAIBAMAIS]De acordo com a dupla de curadores, Dag Alveng e Magdalena Kotkowska, o título da exposição se refere, por um lado, ao processo criativo do artista e, por outro, à percepção do espectador, que acaba participando do conjunto da obra com a recepção e a interpretação de imagens, que passam a ganhar espaço de forma mais vívida.
Re-conhecimento é o último de uma série de exposições organizadas por Jens Olsen, cônsul da Noruega em Brasil, com foco no panorama artístico nacional. ;A exposição se destina a permitir a familiarização com a arte gráfica norueguesa, com a riqueza de suas referências artísticas e culturais. É uma arte que se desenvolveu de forma independente, mas também em diálogo profundo com as tendências mundiais e européias.
A exposição exibe cerca de 100 obras de 21 artistas que representam diversas técnicas e estilos, além de mostrar a complexidade e a variedade do extenso universo da arte gráfica da Noruega, nos últimos 25 anos. ;Fizemos uma seleção subjetiva de obras e de qualquer outra escolha também seria possível;, destaca Magdalena Kotkowska.
Os curadores explicam que procuraram se concentrar nas obras de cada autor, no desenvolvimento das técnicas de cada um. ;A exposição apresenta obras daqueles artistas que já são ícones da história da arte gráfica norueguêsa, bem como peças de artistas das novas gerações que penetram áreas onde a arte gráfica busca novos significados e novas possibilidades de criação da imagem.;
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .