Diversão e Arte

Nova edição de biografia dos Novos Baianos traz mais histórias sobre grupo

Em entrevista compositor Luiz Galvão relembra fatos da época das parcerias com Moraes Moreira e cia

postado em 04/12/2014 08:02

Paulo Galvão  diz que havia

Certa vez, o poeta baiano Luiz Galvão ouviu que, se tivesse composto Preta pretinha nos Estados Unidos, não precisaria trabalhar nunca mais. A parceria com Moraes Moreira continua a render bons frutos em direitos autorais ainda hoje, de todo o mundo, mas o artista está longe de poder se aposentar. Aos 77 anos, o criador dos versos de Acabou chorare, A menina dança e Mistério do planeta, clássicos dos Novos Baianos com melodia de Moraes, vive em Salvador, faz shows esporádicos, ministra palestras, prepara documentário sobre a carreira e acaba de relançar um livro sobre a saga da trupe que ele fundou e que arrebatou o Brasil nos anos 1970.

Novos Baianos ; A história do grupo que mudou a MPB detalha, sob o olhar poético do artista, algumas das principais passagens vividas por Galvão, Moraes Moreira, Baby do Brasil (antes, Baby Consuelo), Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e companhia entre 1969 e 1979, a década em que eles misturaram o rock ao samba e ao choro e criaram algumas das músicas mais originais de nosso cancioneiro. Não à toa, o disco Acabou chorare, de 1972, foi considerado pela revista Rolling Stone, em 2007, o mais importante da música brasileira, de todos os tempos.


A história por trás do álbum é conhecida: foi João Gilberto quem inspirou o grupo a adentrar o universo do samba depois de tocar para eles, ao violão, Brasil pandeiro. A canção seria a faixa de abertura de Acabou chorare. Galvão revisita a passagem no livro. ;Naquela época, o que tocava aqui não era a verdadeira música brasileira. João disse que a gente precisava voltar pro caminho de casa. E nós voltamos. Os Novos Baianos levaram novamente a música brasileira para as rádios e para a juventude;, acredita Galvão, em entrevista por telefone ao Correio.

[SAIBAMAIS]Lançado em 2007, o livro se esgotou rapidamente, e agora aparece ampliado e repleto de novas passagens. Galvão não se furta a abordar assuntos polêmicos, como as drogas, item marcante na trajetória do grupo. E, claro, o futebol, a segunda maior paixão dos integrantes. A primeira é a música. O autor diz que tirou algumas coisas, botou outras, e apresenta os integrantes da trupe nos dias de hoje. ;Todos os capítulos são importantes, não tem nada à toa. Não escrevo por escrever;, comenta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação