postado em 09/12/2014 11:09
O escirtor Sérgio Rodrigues, autor do romance O drible, é o vencedor do Grande Prêmio Portugal Telecom. O obra ficou à frente do livro Matteo perdeu o emprego, do português Gonçalo M. Tavares, e do brasileiro A cidade, o Inquisidor e os Ordinários, de Carlos de Brito e Mello.
[SAIBAMAIS]Durante o discurso de agradecimento, Sérgio Rodrigues ressaltou o bom momento da literatura brasileira. "Trata-se de um momento muito rico. As obras do Brasil estão deixando de ser secretas para ser mais conhecida e traduzida", afirmou o escritor.
O drible tem como ponto de partida o famoso lance de Pelé na semifinal do mundial de 1970, quando, ao aplicar uma finta de corpo no goleiro uruguaio, perde o gol. O lance é um dos momentos mais marcantes da carreira do Rei do futebol.
Entre os poetas, o vencedor foi o português Gastão Cruz, autor de Observação do verão seguido de fogo. O Portugal Telecom distribui R$ 200 mil em prêmios.
A curadoria ficou sob responsabilidade de Selma Caetano (coordenadora), a escritora Cintia Moscovitch (contos e crônicas), o poeta Sérgio Medeiros (poesia) e o crítico Lourival Holanda (romance).