Diversão e Arte

Confira dez curiosidades sobre O senhor dos anéis e O hobbit

A sequência final da franquia tem pré-estreia na quarta-feira (10/12)

Adriana Izel
postado em 10/12/2014 08:00
Texto complicado (até para os atores)
Os livros de J.R.R. Tolkien, O hobbit e O senhor dos anéis, ficaram conhecidos por uma linguagem de difícil leitura. Os principais motivos para isso são a quantidade de informações nas obras para contextualizar o leitor no ambiente criado pelo autor e também o fato de eles terem sido escritos nos anos 1930.

Sean Astin (direita) interpretou o personagem Sam, o melhor amigo do Frodo
A dificuldade costuma ser apontada pelos leitores, mas, recentemente, dois atores que fizeram parte da trilogia de O senhor dos anéis admitiram também contaram ter tido problemas com o texto de Tolkien. Sean Astin, que vivia Sam (o melhor amigo de Frodo), revelou que leu os livros apenas por trabalho, só que nunca apreciou realmente a linguagem do autor e, que, também não leu os roteiros dos longas completos. "Lia apenas as minhas falas e pulava o resto", disse durante um evento no Brasil. Brad Dourif, o Grima Língua de Cobra, também falou que não gostou da forma como Tolkien escrevia.

Novos idiomas
Para Tolkien parece que não bastou inglês, espanhol, português, japonês e tantas outras línguas em todo o mundo. O autor resolveu criar novos idiomas em O senhor dos anéis e O hobbit. Os anões, por exemplo, falam Khuzdul, que foi criada com base no hebraíco e em línguas semitas. Além disso, os elfos conversam em várias línguas. Tem o Quenya, que é inspirada na fonética do finlandês com uma mistura de galego-português, e o Sindarin, baseado no galês.

Muitos machucados
Viggo Mortensen quebrou os dedos dos pés em uma das cenas
Vários atores das duas sagas se machucaram durante as gravações. Viggo Mortensen, o Aragorn, quebrou os dedos dos pés em uma das cenas de As duas torres, em que o personagem chuta um capacete com toda a força ao ver um monte de orcs queimados. A gravação foi repetida diversas vezes, na última tomada, ele deu chute tão forte que fraturou dois dedos dos pé. O grito de dor acabou ficando na cena que é exibida no filme. O ator também quebrou um dos dentes no filme.

Marcados para sempre
O ator McKellen foi um dos astros que fez a tatuagem
Os nove atores que integraram a Sociedade do Anel, no primeiro filme de O senhor dos anéis, resolveram fazer um pacto durante as gravações. Sean Astin disse, durante evento no Brasil, que todos tatuaram a palavra nove em élfico em algum lugar do corpo. O astro fez a marca em seu pé direito. Ian McKellen tatuou a inscrição no braço.

Participação especial
A filha de Sean Astin nasceu pouco tempo antes do ator começar as gravações de O senhor do anéis. Ela e a esposa do astro sempre acompanharam as gravações, por isso, no último filme O retorno do rei, a garota, que na época tinha 3 anos, participou de uma das cenas do longa-metragem. Atualmente, a jovem tem 18 anos.

Mais uma ponta
Cena de Peter Jackson em O retorno do rei
A esposa de Peter Jackson gravou o grito de Nazgul, os filhos do diretor Billy e Katie fizeram uma ponta nos filmes de O senhor dos anéis, mas ele também não quis ficar de fora e participou como figurante nos três longas da primeira saga.

Dupla inseparável
Martin Freeman, o grande astro de O hobbit, é conhecido também por fazer parte da minissérie Sherlock Holmes em que atua ao lado do amigo Benedict Cumberbatch. Recentemente, Freeman revelou que torceu para que Cumberbatch não aceitasse ser o dublador do dragão Smaug no filme. O motivo? Ele não aguentava mais as piadas sobre os astros serem um casal por estarem "inseparáveis" também na vida profissional.

Nada de mulheres
Cate Blanchett e Evangeline Lilly ganharam destaque em O hobbit
Nos livros de Tolkien há pouco destaque para as personagens femininas, porém, na adaptação cinematográfica, Peter Jackson resolveu aumentar a participação das mulheres. Em O senhor dos anéis, o papel de Liv Tyler (a elfa Arwen) ganhou muito mais participação do que na obra. Já em O hobbit, o diretor trouxe Galadriel (Cate Blanchett) de volta aos filmes e resolveu criar a personagem de Tauriel, interpretada por Evangeline Lilly.

Reaproveitamento
A peruca de Legolas (Orlando Bloom) foi reutilizada
Se em O hobbit não deu para a produção aproveitar a tecnologia usada de O senhor dos anéis, pelo menos as perucas de alguns personagens puderam voltar ao filme. Os atores que interpretam Galadriel, Legolas (Orlando Bloom) e Frodo (Elijah Wood) utilizaram os mesmos cabelos artificiais para reviver os papéis na nova saga.

Acabou
O diretor das duas adaptações para os cinemas, Peter Jackson, contou durante uma conferência de imprensa sobre o lançamento de O hobbit: A batalha dos cinco exércitos, que esse deve ser o último filme sobre livros de Tolkien. O hobbit e O senhor dos anéis tiveram os direitos para as telonas vendidos antes de Tolkien morrer ainda no fim dos anos 1960. O restante das obras são direito do espólio do autor e só poderão virar longas com a cooperação da família.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação