Diversão e Arte

Há 47 anos, morria uma lenda do soul; conheça mais sobre Otis Redding

Redding nasceu e cresceu em Georgia, estado localizado ao sul dos Estados Unidos. Logo aos 15 anos, abandonou a escola para ajudar a família trabalhando na banda do músico Little Richard

postado em 10/12/2014 18:12
Redding nasceu e cresceu em Georgia, estado localizado ao sul dos Estados Unidos. Logo aos 15 anos, abandonou a escola para ajudar a família trabalhando na banda do músico Little Richard

Há exatos 47 anos, Otis Redding, um dos maiores talentos da música soul e do rhythm & blues embarcava em um voo para a cidade de Madison, no estado de Wisconsin, Estados Unidos. O cantor havia acabado de sair de um programa de televisão, no qual participou de uma gravação junto à sua banda e terminavam uma série de três shows e dois dias. O próximo destino seria uma apresentação em uma casa norturna, perto da Universidade de Wisconsin.

Apesar do mau tempo, com neblina e forte chuva, Otis e sua banda de apoio, os Bar-Kays, embarcaram no avião. A poucos quilômetros de chegar ao destino, a aeronave caiu no Lago Monona e todos os tripulantes morreram, menos um membro da banda de apoio, Ben Cauley, que acordou de um sono leve a tempo de escutar outro membro da banda gritar, antes que caísse na água. James Brown conta, em sua autobiografia, que teria avisado a Otis que não deveria embarcar naquele voo. Ele tinha apenas 26 anos e havia finalizado as gravações de Dock of the bay há apenas três dias.



Um dos maiores sucessos de Otis Redding está nesse disco, que foi o primeiro de quatro álbuns póstumos lançados. A música se chama (Sittin; on) the dock of the bay e foi a primeira canção póstuma a atingir o topo do ranking da Billboard Ho 100 e na R. Em 2003, a revista Rolling Stone elegeu Dock of the Bay (lançado em 1968) na posição 161; entre os 500 discos mais importantes de todos os tempos.

[VIDEO1]

Redding nasceu e cresceu em Georgia, estado localizado ao sul dos Estados Unidos. Logo aos 15 anos, abandonou a escola para ajudar a família trabalhando na banda do músico Little Richard. Em 1958, aos 17 anos, se juntou a um grupo chamado The Pinetoppers, com o músico Johnny Jenkins, fazendo parte da banda e sendo o motorista ao mesmo tempo. Após um ensaio na gravadora Stax, Redding foi convidado para gravar o primeiro single da carreira, que viria a ser lançado em 1962. Foi na Stax que o jovem talento fez o primeiro disco, em 1964, com apenas 23 anos. O álbum chama-se Pain in my heart (Dor em meu coração, em tradução livre).

[VIDEO2]

A obra de Otis Redding soma 10 álbuns de estúdio, sendo um marco na história da música soul e do R. Não em vão, recebeu o apelido de King of soul (rei do soul).

[VIDEO3]

Com informações de Mateus Vidigal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação