Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Crise na cultura é um dos desafios que Rodrigo Rollemberg enfrentará no GDF

O panorama artístico da cidade termina o ano em baixa: espaços fechados, o FAC em crise e os pagamentos a artistas atrasados. Problema para Rodrigo Rollemberg



A catarse da crise ocorreu nesta semana, quando os artistas se viram obrigados a levar os protestos às ultimas consequências. Eles invadiram o gabinete da Secretaria de Planejamento, no Palácio do Buriti, e se acorrentaram. Estavam preparados a passar dias ali, até que obtivessem alguma garantia por parte da pasta. O secretário de Planejamento, Paulo Antenor, acabou por recebê-los e se comprometeu a empenhar todos os projetos do FAC, o que acabou acontecendo ontem, de fato.

[SAIBAMAIS];Cabe, agora, esperar que o próximo governo arque com o débito;, disse Roni Sousa, um dos acorrentados. Ator e professor de artes cênicas da rede pública, Roni acabou duplamente prejudicado. Além do impasse com o FAC, ele também passou alguns dias sem o salário de professor. ;Estou em um projeto do FAC. Aprovado. Era para termos montado este ano. O problema é que já se foram horas de trabalho, dinheiro do próprio bolso, e ainda há a chance do espetáculo não sair do papel;, lamentou o artista.

Entenda o caso da questão do FAC


, para assinantes. Para assinar, clique i.