Diversão e Arte

Criação gráficas de Newton Scheufler estão na mostra Paella com Chucrute

A exposição está em cartaz no Espaço Cultural Instituto Cervantes

postado em 13/12/2014 15:09

A exposição está em cartaz no Espaço Cultural Instituto Cervantes

Instrumentos de criação consagrados na arte do espanhol Antoni Tàpies, como a caligrafia, a materialidade e o grafismo, estão em plano de destaque nas criações gráficas de Newton Scheufler, em exposição na capital. Professor de Estética e de História da Arte, Scheufler concebeu Paella com Chucrute (montada no Espaço Cultural Instituto Cervantes ; SEPS 707/907), a partir de desenhos, colagens e pinturas. Em número de 40, desenhos e pinturas, com uso de nanquim, aquarela e tinta acrílica, estão dispostos em papelão, cartão e eucatex.

Alusões ao corpo humano, representação de cruzes e oposição de símbolos contrários ; referências na obra do artista morto em 2012 ; entram num plano de conceitos explorados por Scheufler e que vinculam arte e a tecnologia.



Mais de dez anos de estudos que abarcam Tàpies, criador de produção em livros artísticos, também renderam uma homenagem direta do artista brasiliense. O livro-objeto, que apreende novas funções entre textos e imagens, também integra a mostra, com explanação de Scheufler sobre a produção de Tàpies, que teve homenagem, há 10 anos, na capital. Até 2 de fevereiro, a mostra permance apresentada, com visitação de segunda a sexta, das 9h às 20h. Aos sábados, até as 15h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação