Diversão e Arte

Candidatos à fama testam limites da superexposição em detrimento do talento

O Correio conversou com especialistas em entretenimento para entender o fenômeno das subcelebridades que invadiu o universo dos famosos

Adriana Izel
postado em 14/12/2014 08:20
Andressa Urach: Ao ficar em segundo lugar no concurso Miss Bumbum em 2012 passou a aparecer na mídiaCantores, jogadores de futebol e atores aparecem o tempo todo e são seguidos por uma legião de fãs fanáticos. Agora, eles dividem o Olimpo da fama com uma nova categoria: as subcelebridades. Mas o que exatamente fazem essas pessoas? Apesar de famosas e de aparecerem constantemente na mídia, não se sabe ao certo o porquê de tanto sucesso.

O mais recente caso é o da modelo e apresentadora Andressa Urach, que segue internada por conta da aplicação de uma substância conhecida como hidrogel. Ela se tornou famosa ao ficar em segundo lugar no concurso Miss Bumbum e também ao alegar um relacionamento com o craque português Cristiano Ronaldo. Além dela, nomes como Geisy Arruda e Kim Kardashian alcançaram a fama sem nenhum talento aparente.



Carla Lemos, responsável pelo blog Modices, define as subcelebridades como personalidades que ganharam fama sem necessariamente serem artistas ou terem um trabalho admirável. ;Normalmente essas pessoas são as musas fitness que passam o dia postando fotos de academia e de comida, as blogueiras de moda, que tem uma vida glamourosa, e até os participantes de reality show;, explica.

Pesquisadora de comunicação, especialista em celebridades, a professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Marcia Boroski, acredita que essas novas figuras midiáticas possuem características próprias. ;As subcelebridades têm alta exposição, em curto espaço de tempo e sob modos mais invasivos, que geralmente atingem a vida privada;, ressalta a especialista. ;De repente, as pessoas comuns começaram a se tornar conhecidas. Antes para ser famoso era preciso estar na televisão ou em um programa de rádio;, completa Carla Lemos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação