Diversão e Arte

Filmes sobre a temática indígena serão exibidos gratuitamente nos cinemas

Os longas poderão ser visto até 20 de dezembro no Cine Cultura Liberty Mall

postado em 15/12/2014 08:01

Documentário O mestre e o divino será exibido nesta segunda-feira

O Cine Cultura Liberty Mall promove uma iniciativa com carga política ao exibir gratuitamente, até 20 de dezembro, uma série de filmes sobre a temática indigenista produzidos por índios representantes de diferentes etnias ou cineastas que abordaram a questão na ficção e no documentário. O filme desta segunda-feira (15/12) será O mestre e o divino, exibido, às 20h30. Passando ao largo dos elementos do cinema etnográfico, o filme considerado o melhor documentário do 46; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, relaciona o trabalho de três cineastas.

[SAIBAMAIS]A película aborda a relação do realizador de vídeos indígenas, o xavante Divino Tserewahú com seu mestre, o missionário alemão Adalbert Heide, um entusiasta do cinema de aventura que produziu curtas-metragens em película desde a década de 1950 numa aldeia em Mato Grosso. Tiago Campos Tôrres, diretor do documentário, coloca-se como um terceiro personagem ao confessar as dúvidas e angústias de representar a história dos dois dentro do filme.


O cineasta trabalha na organização Vídeo nas Aldeias, ONG responsável pelo ensino e promoção do trabalho de videoastas índios. Segundo Tôrres, o objetivo da ONG é promover a democratização do acesso aos meios de produção audiovisuais e apresentar uma faceta dos indígenas que a maioria dos brasileiros desconhece.


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação