Diversão e Arte

Atores do filme Selma se manifestam contra a violência policial nos EUA

Em pré-estreia do filme, vestidos com a camiseta "I can't breathe", elenco levantou bandeira pela luta contra o racismo.

postado em 15/12/2014 12:29
Ator Wendell Pierce com a camisa de apoio ao movimento negroDurante a pré-estreia do filme Selma, em Nova York, nesse domingo (14/12), o elenco vestiu a camiseta com os dizeres I can;t breathe (Eu não consigo respirar). A expressão é uma apoio às manifestações pelo fim da violência policial contra negros nos Estados Unidos -- movimento que ganhou força após a morte dos jovens Eric Garner e Michael Brown por policiais.

O filme, baseado nas passeatas de 1965, conta a trajetória de Martin Luther King Jr., no movimento que colocaria fim à discriminação racial que impedia a participação de negros em eleições nos EUA. Como o longa trata do movimento afro-americano de direitos civis, o elenco decidiu chamar atenção para as mortes de homens negros desarmados pelas mãos da polícia, apoiando os protestos em todo o país.


[VIDEO1]
"Nós não poderíamos ter previsto o que aconteceria em termos do que está acontecendo, de relações raciais. Nós terminamos de filmar no início de julho e, no início de agosto, Michael Brown foi sido assassinado e agora estamos no meio da situação do Eric Garner. Eu só acho que (essa situação) mostra que nós não vivemos em uma América pós-racial", disse David Oyelowo, que interpreta Martin Luther King no filme, às agências de notícias.

;I can;t breathe; foi a última fala de Eric Garner antes de ser morto por um policial em julho. A primeira celebridade a vestir a camiseta foi Derrick Rose, seguido por LeBron James e outros astros do esporte.

Segundo site da revista Variety, a equipe também participou de protesto na escadaria da Biblioteca Pública de Nova York, levantando as mãos e gritando ;não atire!”, uma das palavras de ordem dos protestos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação