Diversão e Arte

Série A vaga, que fala sobre o esporte olímpico, estreia nesta quinta-feira

A atração será exibida pelo canal HBO. O primeiro episódio vai ao ar às 23h

Agência Estado
postado em 17/12/2014 11:02
O canal HBO estreia nesta quinta-feira (11/12), às 23h, a série documental "A Vaga". Ao longo de dez episódios, o público poderá acompanhar a rotina e os desafios de atletas brasileiros que buscam conquistar uma vaga nas Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. Quatro modalidades estão sendo acompanhadas de perto por uma equipe da produtora O2 Filmes desde novembro do ano passado, e o trabalho não se encerra agora, com a exibição da primeira temporada.

"O programa visa acompanhar um ciclo que começa três anos antes dos jogos olímpicos, com a preparação para a classificação de vagas. Já começamos a gravar a segunda temporada, que mostrará como 2015 é um ano decisivo na vida desses atletas. A ideia é acompanhar a rotina dos esportistas até a inscrição nas Olimpíadas, emjunho de 2016, fazendo três temporadas ao todo", comenta o diretor-geral da atração, Rodrigo Meirelles.

Andrea Barata Ribeiro, que assina a criação do projeto com Rodrigo Meirelles, explica que a O2 Filmes é especializada em drama. Por isso, o objetivo da série não é o seu lado esportivo, mas o de documentar o drama do atleta que está em busca de uma medalha olímpica. "Nosso trabalho é jornalístico, fazemos um documentário da trajetória dessas pessoas", diz Andrea.

[SAIBAMAIS]Os dez episódios da primeira temporada de "A Vaga" são temáticos A produção amarra o conteúdo apresentado em cada episódio de 56 minutos, retratando temas como família, competições e até derrotas. Por enquanto, osatletas mostrados na série são candidatos a vagas olímpicas, ninguém está garantido nos torneios do mundial. "No ano que vem, o processo seletivo se afunila e, a cada competição, os resultados são determinantes para a vaga olímpica", esclarece Meirelles.

Na primeira temporada, a equipe da O2 Filmes passou por Fortaleza (CE), Salvador (BA), Caxias do Sul (RS), Saquarema (RJ), Aracaju (SE), além do Rio de Janeiro e da Grande São Paulo, gravando campeonatos de boxe masculino, partidas de vôlei de praia feminino, judô masculino e ginástica artística masculina. Como os direitos de transmissão dos eventos são concedidos ou não para determinadas emissoras de TV, Andrea revela que os produtores de "A Vaga" estão tendo dificuldades para conseguir as autorizações necessárias para documentar algumas competições.

Para Meirelles, o mais importante é que o programa vai dar um belo panorama dos esportes em questão para que o telespectador se familiarize mais com os atletas e as modalidades apresentadas "O mais difícil neste projeto é que estamos contando uma história que não sabemos como vai terminar."

A estreia do programa apresenta "A Vaga Olímpica", episódio que Andrea e Meirelles consideram o mais difícil porque tem como missão apresentar competidores, treinadores, modalidades e a logística do programa. O segundo episódio, intitulado "Rotina É Treino", mostrará o duro dia a dia de treinamentos.

No terceiro episódio, o público verá como é o trabalho do "Treinador" na condução dos trabalhos e no papel de conselheiro de cada atleta. O quarto episódio foi nomeado "Super-Homem" porque traz opiniões de especialistas de saúde esportiva, como médicos e fisioterapeutas, promovendo um debate sobre a busca pela perfeiçãoe superação. A HBO informa que a data da segunda temporada de "A Vaga" ainda não foi definida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação