Diversão e Arte

Descubra a fórmula para compor um hit

Pesquisa internacional tenta descobrir os segredos que tornam uma canção memorável ao longo dos tempos

Adriana Izel
postado em 23/12/2014 08:00

A girlband Spice Girls é responsável pelo hit mais lembrado, segundo o estudo, com a canção Wannabe: destaque na década de 1990

O que faz uma música se tornar um grande hit e não sair mais da memória de um ouvinte? É isso que o projeto Hooked on Music, da Universidade de Amsterdam, na Holanda, em parceria com o Museu de Ciência e Indústria de Manchester, na Inglaterra, tenta descobrir. Por meio de um jogo na internet, os pesquisadores estudam os aspectos que levam uma canção a virar um sucesso e continuar na mente das pessoas.

;Todo ano realizamos um experimento que possa envolver o público. Desta vez, decidimos fazer um jogo que procura entender porque uma música se torna memorável. Também queremos pesquisar a área do cérebro em que essa informação é gravada para, futuramente, ajudarmos pessoas que enfrentam problemas de memória;, afirma Marieke Navin, diretora do Manchester Science Festival (evento em que o estudo foi apresentado neste ano) em entrevista à uma rádio inglesa.

A primeira parte do estudo é feita por meio do resultado do game, que pode ser acessado pelo site oficial da pesquisa (http://www.hookedonmusic.org.uk). O jogo consiste em um experimento em que o usuário escuta trechos de uma música e precisa identificá-la. Quanto mais rápido o internauta conseguir reconhecer a música, melhor para a pesquisa.

[SAIBAMAIS]Só neste ano, mais de 20 mil pessoas participaram do jogo e os primeiros resultados apontam os hits mais lembrados pelo público. A canção vencedora foi Wannabe, da girlband Spice Girls, sucesso nos anos 1990. Em segundo lugar, ficou a regravação da música Mambo No. 5, na voz de Lou Bega, e, em terceiro, a canção oitentista Eye of the tiger, do grupo Survivor.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação