Diversão e Arte

Despedidas, sucessos e novas estrelas: confira quem bombou em 2014

postado em 30/12/2014 14:51

1. Ex-Beatle faça sol ou faça chuva



No dia 23 de novembro cerca de 46 mil pessoas enfrentaram chuva para vibrar com o ex-Beatle, Paul McCartney, no Mané Garrincha. O astro mobilizou a capital que, neste ano, também recebeu Demi Lovato, Joe Satriani, Avril Lavigne e as bandas 30 seconds do Mars e Deep Purple. Para 2015, a expectativa é que o palco de atrações internacionais seja ainda maior. Já estão confirmados para o primeiro semestre, David Guetta e Joss Stone.

[VIDEO1]

2. Cinema brasiliense volta a vencer em casa com Adirley Queirós



O diretor Adirley Queirós levou para a casa o prêmio de melhor filme no 47; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme ;Branco Sai. Preto Fica;, que trata da vida na periferia do DF, foi o primeiro brasiliense a ganhar o prêmio depois de 20 anos desde a última vitória. Recentemente, o longa também venceu a competição latino-americana do Festival Mar del Plata, na Argentina.

[VIDEO2]


3. Um ano de grandes despedidas



José Wilker foi um dos atores que se despediram em 2014

O ano de 2014 será lembrado por muitas coisas, algumas muito tristes, como as despedidas de grandes artistas:: Roberto Bolaños, Robin Willians, Philip Seymour Hoffman, Manoel de Barros, Ariano Suassuna, Gabril García Márquez, João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves,, Jair Rodrigues, Paulo Goulart, José Wilker, Johnny Winter, Eduardo Coutinho, Nelson Ned, Marly Marley, Paulo Goulart, Joe Cocker.


4. Depois de mais de 30 anos de espera, Star Wars dá as primeiras pistas do novo episódio



O primeiro trailer de Star Wars: Episódio VII - O despertar da força foi liberado no dia 28 de novembro, depois de mais de 30 anos desde o último episódio da série. A tão esperada continuação de Guerra nas Estrelas está prevista apenas para dezembro de 2015, mas fãs da space opera já esperam ansiosos para ver Hans Solo, Princesa Leia, Luke Skywalker e Chewbacca outra vez na telinha, e com os intérpretes originais.

[VIDEO3]

5. Glênio Bianchetti: a perda um dos maiores expoentes da arte, e de um ícone brasiliense



Glênio Bianchetti: um dos maiores artistas plásticos brasileiro

No dia 18 de fevereiro, foi a despedida de um dos mais importantes artistas plásticos da arte contemporânea, Glênio Bianchetti. Gravador, pintor e ilustrador, o artista, considerado um dos mais completos do país, também foi professor da Universidade de Brasília (UnB). Com sua trajetória humanista e engajada, Glênio deixou fortes marcas no cenário cultural brasiliense.


6. 2; Bienal do Livro de Brasília ocupa Esplanada dos Ministérios



A 2; Bienal do Livro e da Leitura de Brasília recebeu cerca de 200 mil pessoas durante os 10 dias de programação. Instalada no gramado central da Esplanada dos Ministérios, a Bienal teve mais de 300 atividades, e contou com a participação de grandes autores como Eduardo Galeno, Ariano Suassuna, Hector Abad e Daniel Polansky.


7. Um bom ano para a literatura francesa



Surpreendente para quem estava apostando no resultado, o Nobel de literatura deste ano foi para o francês Patrick Modiano, de 69 anos, autor de romances que se concentram na ocupação nazista da França. Foi a 15; que o prêmio foi entregue a um escritor francês. Outro grande destaque também veio de lá, Thomas Piketty, com o livro Capital no século 21, recebeu grandes elogios e conquistou milhares de leitores em todo o mundo.


8. A entrevista: o sucesso nascido da polêmica



A sátira norte-americana ;A Entrevista; gerou revolta na Coreia do Norte pela fictícia tentativa de assassinato ao ditador norte-coreano Kim Jong-um. Em protesto, hackers invadiram os servidores da Sony Pictures. Após ameaças, redes de cinema se negaram a exibir o filme. A comédia foi lançada na noite de natal (24/12) na internet e somente em 330 salas de cinema independentes, 10% das previstas.

[VIDEO4]

9. As bolinhas coloridas de Yayoi Kusama no CCBB



Em fevereiro, o CCBB abriu as portas para a chegada de uma das mais importantes artistas japonesas ainda em atividade, Yayoi Kusama, de 84 anos. Obsessão infinita atraiu pela interatividade e leitura única do universo colorido da artista, que sofre de transtorno obsessivo-compulsivo e de alucinações.


10. Em 2014 só deu Lupita Nyong;o



A atriz Lupita Nyong;o começou o ano com o pé direto. A atriz de 31 anos levou pra casa o Oscar de melhor atriz coadjuvante por 12 anos de escravidão. Foi eleita pela revista People como a mulher mais bonita do mundo e pela Glamour como a mulher do ano, entrou para Academia de Hollywood, além de confirmada para o elenco do sétimo episódio da saga Star Wars.


11. Elas se destacaram na música



Em apenas uma semana, Taylor Swift bateu o recorde de cópias vendidas com o álbum 1989. Beyoncé encabeçou a lista da Forbes como a cantora mais bem paga do ano e de melhor canção de 2014 da Rolling Stone, com Drunk in love. Ariana Grande brilhou no Europe Music Awards (EMA) levando o prêmio de Melhor artista feminina e música do ano, por Problem. Ainda na premiação, Nicki Minaj faturou como Melhor artista de hip-hop. A canção Anaconda é sucesso de visualizações no Youtube, uma das principais marcas de 2014.

12. Marta Suplicy se despede do Ministério da Cultura



No dia 11 de novembro, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, enviou à presidente Dilma Rousseff, uma carta de demissão do cargo. Entre os feitos da senadora está a criação do vale-cultura. Após dois anos à frente do Ministério da Cultura, a senadora voltou a assumir o cargo no Senado Federal, por mais quatro anos.

13. O tiro saiu pela culatra: U2 e a estratégia que não deu certo



A estratégia do U2 em divulgar o disco Songs of innocence não saiu como o esperado. Após ser lançado gratuitamente no iTunes para meio bilhão de pessoas, as vendas da versão física não alcançou o índice esperado e foi considerado baixo para o nível da banda. Bono Vox chegou a se desculpar. ;Sinto muito. Tive essa ideia e nos deixamos levar;, declarou o vocalista.

14. O Caso Teatro Nacional



Após fechamento em fevereiro, devido ao estado de deterioração das instalações, o Teatro Nacional ainda aguarda laudos de aprovação do projeto executivo. O secretário de Cultura Guilherme Reis, que assumirá em 2015, declarou que a obra será prioridade absoluta. ;Quero reformar o teatro em dois anos e meio. Em quatro anos, ter a casa lotada;, declarou em entrevista exclusiva ao Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação