Diversão e Arte

Bandolinista Hamilton de Holanda inspira outros instrumentistas

Com consolidada carreira internacional, o músico de 38 anos, iniciou a trajetória em Brasília

Irlam Rocha Lima
postado em 01/01/2015 08:00
Hamilton começou a tocar em público ainda na infância
Hamilton de Holanda é bacharel em composição pela Universidade de Brasília (UnB). Esse título, porém, não o faz ser chamado de mestre, mas sim o fato de ser considerado atualmente um dos maiores bandolinistas do mundo. Com consolidada carreira internacional, o carioca de 38 anos, que iniciou a trajetória na capital, constitui-se na mais importante referência para instrumentistas brasilienses.

Dudu Maia, Victor Angeleas, Tiago Tunes e Ian Couri estão entre os que, empunhando o bandolim, brilham pelo país e assumem a condição de ;discípulos; de Hamilton. Todos veem nele virtudes como talento, técnica, virtuosismo, tanto como solista quanto como compositor e arranjador. Os discípulos destacam, ainda, a generosidade na relação com os companheiros de ofício. ;Hamilton tem um abraço tamanho do mundo, que acolhe todos nós;, afirma Dudu Maia.

[VIDEO1]

;Recebo como um presente o reconhecimento desses músicos brasilienses de diferentes faixas etárias pelo trabalho que realizo, com o bandolim como a base de tudo;, diz Hamilton, emocionado. ;É uma alegria imensa ver que surgiram seguidores em minha cidade tocando um instrumento que é fundamental nas rodas de choro, mas que não chega a ser tão popular em outros segmentos da MPB, muitos até o confundem com o cavaquinho;, acrescenta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação