Diversão e Arte

Pianista Francis Hime lança CD comemorativo dos 50 anos de carreira

O repertório de Navega ilumina conta com cinco canções de autoria do músico

Irlam Rocha Lima
postado em 01/01/2015 07:40

A música popular brasileira por pouco perderia para a engenharia mecânica um dos seus mais requintados melodistas. Francis Hime já havia se tornado parceiro de Vinicius de Moraes, tinha canções gravadas por Tony Bennett e Elis Regina, havia participado de uma das edições do Festival da Record e feito alguns shows, quando recebeu o diploma que o habilitava a exercer outro ofício na indústria automobilística.

Para o bem da MBP, porém, prevaleceu o gosto desse carioca de 75 anos pelo piano, pela composição, pelos arranjos e por trabalhar com letristas. Com eles, criou clássicos da importância de Atrás da porta, Meu caro amigo, Sem mais adeus, trocando em miúdos e Vai passar. Francis, também, se tornaria cantor e lançou 25 discos. O mais recente é Navega ilumina, comemorativo dos 50 anos de carreira.

Cinco canções são de autoria de Hime: Ilusão, Mistério, Beatriz, Cecília e Isabel. ;Três, Amorosa, Canção noturna e Canção apaixonada fiz com Olívia (Hime), enquanto Sessão da tarde tive minha filha Joana como parceira;, acrescenta Hime.

[VIDEO1]

Outros parceiros no CD são Geraldo Carneiro ; o mais frequente deles ; com quem dividiu a faixa título; e o jovem Thiago Amud, que escreveu a letra de Breu e Graal.

No repertório, em que há predominância das canções, foram inseridas duas peças sinfônicas. Uma delas, Cecília ; Fantasia para harpa e orquestra, inspirada na neta mais nova. ;A fantasia é derivada de um concerto e harpa e orquestra sinfônica, ainda inédito, que escrevi para a harpista Cristina Braga;, revela. Para Isabel, outra neta, o compositor fez a Fantasia para violino e orquestra.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação