postado em 09/01/2015 17:05
O Banco do Brasil divulgou nesta sexta-feira (9/1) o resultado do edital de seleção de projetos para os Centros Culturais de todo país e também os vencedores do Prêmio CCBB Contemporâneo. Ao longo do período de inscrições, mais de 6,3 mil propostas foram enviadas à curadoria responsável, que chegou ao número final de 138 projetos contemplados pelo edital e que irão fazer parte da programação do CCBB em 2015 e 2016. As áreas contempladas pelo edital são artes cênicas, cinema, exposições, ideias, música e programa educativo.Essa foi a primeira edição do Prêmio CCBB Contemporâneo, que tem por objetivo a promoção de trabalhos inéditos e autorais de artistas brasileiros. Foram selecionados 10 trabalhos que também irão compor a programação dos centros culturais, utilizando-se da estrutura e espaço do local. Confira alguns dos trabalhos de destaque:
Artes Plásticas
- Mondrian e o movimento de Stijl
- Cantata ; Coleção de Sérgio Carvalho
- Deitei pra repousar e ele mexeu comigo - pinturas de Fábio Baroli.
Artes Cênicas
- Gata em telhado de zinco quente. Texto de Tennessee Williams, com direção de Eduardo Tolentino e atuação de Barbara Paz e o Grupo Tapa
- Abigail e a Girafa. Texto inédito da diretora brasiliense Miriam Virna.
Cinema
- Mostra Cine ao livre no CCBB, com curadoria de Da Mata, Eduardo Cabral, Nicolas Behr, Sérgio Moriconi e Wladimir Carvalho; e Pérola Negra; Ruth de Souza que apresenta retrospectiva de filmes com participação da atriz no elenco.
Ideias
- Forró de Vitrola. Realização de bailes, feira de vinis e um bate-papo com grandes compositores.
Música
- Jovem Guarda, 50 anos
- Moleque Gonzaguinha, 70 anos