Ricardo Daehn
postado em 15/01/2015 13:20
Entre as surpresas na lista dos finalistas do Oscar 2015 está o novo filme do eterno pacifista, mesmo que conhecido por filmes bélicos, Clint Eastwood. Sniper americano é baseado na vida e no best seller do texano Chris Kyle, que, entre quatro ações de segmento da Marinha, derrubou mais de 160 oponentes na Guerra do Iraque. O retorno de Eastwood ao páreo se dá sete anos depois das indicações para Cartas de Iwo Jima. O longa atual recebeu seis indicações, entre as quais melhor filme, roteiro adaptado e melhor ator para Bradley Cooper.Um ano depois de levar o grande prêmio do júri no Festival de Berlim, O grande hotel Budapeste surpreendeu pelas nove indicações ao Oscar, em especial a de melhor diretor para Wes Anderson. A comédia limou a candidatura de filmes como Grandes olhos (de Tim Burton). Também na lista, de modo inesperado, a francesa Marion Cotillard cria nova chance de prêmio para um filme falado em francês, Dois dias, uma noite.
[VIDEO1]
Também falado em árabe, o filme leva a assinatura dos cultuados irmãos Jean-Pierre e Luc Daredenne. Vale lembrar que, há sete anos, com Piaf - Um hino ao amor, Cotillard já havia levado a estatueta.
[SAIBAMAIS]Um feito curioso entre as indicações veio com dupla menção do compositor francês Alexandre Desplat, operário padrão da indústria que, seguindo os passos do lendário John Williams (de Guerra nas estrelas e mais de outras 40 indicações), chega à oitava perspectiva de Oscar.
De certa forma esperada, mas sem muitos indicíos de premiações anteriores, outra indicação que rima com persistência chega para a coadjuvante Laura Dern, que, passados 24 anos, conquista a segunda chance de disputar a estatueta da vida, por Livre.
A lista do Oscar também dá chance a sentir ausências, entre as quais a de Jake Gyllenhaal (O abutre) e David Oyelowo (Selma, um dos títulos que mirraram nos finalmentes), que perderam a vaga para a ascensão de Steve Carell (com Foxcatcher).
Além da decepção de Interestelar, houve apenas duas candidaturas para Vício inerente, assinado pelo outrora prestigiado Paul Thomas Anderson. Noutra linha, de absoluta vitória, Meryl Streep, coadjuvante em Caminhos da floresta, crava a 19; indicação.