Diversão e Arte

Angelina Jolie versão diretora; confira outros atores que mudaram de lado

Artista assina a direção de 'Invencível', filme em cartaz nas salas do Recife. Primeiro longa foi 'Na terra de sangue e mel', de 2011

Estado de Minas
postado em 19/01/2015 17:55
Domínio de Jolie sobre as técnicas cinematográficas arrancou elogios da equipe

Talvez seja aquilo que os franceses chamam de "clin d;oeil", um piscar de olhos cúmplice. No mar revolto do longa-metragem Invencível (em cartaz nos cinemas), após o acidente com o avião, Louis ;Louie; Zamperini e seus dois amigos sobreviventes estão cercados de tubarões e um deles, no desespero, dá um soco num dos predadores marítimos. Por mais que Angelina Jolie esteja dizendo que descobriu sua verdadeira vocação, e que gosta mais de dirigir do que atuar, não renega seu passado. Como Lara Croft (Tomb Raider), ela já sobreviveu socando um tubarão, lembram-se? Com o marido, Brad Pitt, criando a entidade "Brangelina", Jolie se tornou a personalidade número 1 da indústria. Tornaram-se ; os dois.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]Como atriz, ela ganhou o Oscar ; de coadjuvante ; por ;Garota interrompida; (1999). Sempre houve a expectativa de que ganhasse o Oscar de melhor atriz por ;A troca;, de Clint Eastwood. Ficou só na indicação. A Academia, agora, de novo, a avaliza somente em parte ; com as indicações técnicas para ;Invencível;. Entre elas, ao Oscar de melhor fotografia. Roger Deakins é um dos maiores diretores de fotografia do mundo.

Uma das maiores bilheterias mundiais em 2014, ;Malévola; foi produzido e protagonizado pela própria beldade. A par de sua atividade como atriz ; que a levou a ser a mais bem paga do mundo em 2009, 2011 e 2013, segundo a revista Forbes ;, Angelina vem desenvolvendo há anos um importante trabalho humanitário. Seu envolvimento com refugiados a levou a integrar o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados como embaixadora da Boa Vontade. Como tal, Angelina visitou zonas de guerra em todo o mundo. Foi essa situação que inspirou seu primeiro longa como diretora, Na terra de sangue e mel, de 2011, passa-se na Guerra da Bósnia, nos anos 1990. É interpretado por não profissionais e conta a história de amor entre um soldado sérvio e uma prisioneira bósnia.

Por mais defeitos que possa ter, revela um verdadeiro talento de diretora ; que Angelina confirma em Invencível. Roger Deakins diz que poucas vezes viu um diretor que dominasse tanto a paleta de cores de um filme. Só que, para Angelina, mais que um filme de ação ou um exercício de estilo, Invencível nasceu como um estudo de personagem. Seu trabalho com o ator Jack O;Connell é prova disso.

%2bDiretores

Woody Allen
No cinema, Allen se lançou como roteirista e ator em ;O que é que há, gatinha?; (1967), mas ficou tão irritado com as intervenções dos estúdios que decidiu só fazer filmes com total controle criativo. Estreou como diretor em 1969, com ;Um assaltante bem trapalhão;. Em cinco décadas, tem uma impressionante média de quase um filme por ano, como os marcantes ;Noivo neurótico, noiva nervosa;, Manhattan, Vicky Cristina Barcelona e Blue Jasmine.

Clint Eastwood
Uma das lendas vivas do cinema, Clint se deu muito bem em ambas as carreiras. Como ator fez ;Perseguidor implacável; e ;Três homens em conflito;, já como diretor é o responsável por ;As pontes de Madison;, ;Sobre meninos e lobos;, além de ;Os imperdoáveis; e ;Menina de ouro;, que lhe renderam estatuetas do Oscar.

Robert Redford
Um dos maiores nomes do cinema nos anos 1970, Redford brilhou em filmes como ;Butch Cassidy; e ;Todos os homens do presidente;, mas em 1980 estreou na direção em Gente como a gente, conquistando o Oscar de melhor diretor. Depois, ainda dirigiu ;O encantador de cavalos;, ;Leões e cordeiros; e ;Sem proteção;.

Mel Gibson
Estrela do cinema nos anos 1980 e 1990, em filmes como ;Mad Max; e ;Máquina mortífera;, Gibson resolveu se arriscar como diretor e logo de cara fez bonito com ;Coração valente;, vencedor do Oscar de melhor filme. E voltou para trás das câmeras em ;A paixão de Cristo; e ;Apocalypto;.

Ben Affleck
Discreto enquanto ator - ;Armageddon;, ;Pearl Harbor; e ;Demolidor; ;, Ben Affleck foi escalado para viver o próximo ;Batman;. Já faturou um Oscar de roteirista (;Gênio indomável;), mas é como diretor que ele vem se destacando em filmes como ;Atração perigosa; e ;Argo;, Oscar de melhor filme em 2013.

Selton Mello
Queridinho do cinema brasileiro (quem não lembra do Chicó, em ;O auto da compadecida?;), Selton Mello também acumulou fãs quando decidiu fazer os próprios filmes. ;Feliz Natal; (2008) foi a estreia, discreta. Já ;O palhaço; (2011) representou o Brasil na disputa por uma indicação de filme estrangeiro no Oscar. Atualmente, trabalha no longa ;Um pai de cinema;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação