Diversão e Arte

Três filmes do DF são exibidos no Festival de Cinema de Tiradentes

O evento tem início nesta sexta-feira (23/1) e segue até 31 de fevereiro

postado em 23/01/2015 08:01
Cena do documentário Ressurgentes: um filme de ação direta

A partir desta sexta-feira (23/1), começa a 18; edição do Festival de Cinema de Tiradentes. A produção brasiliense Ressurgentes: um filme de ação direta, de Dácia Ibiapina, disputa o prêmio de melhor filme na principal mostra do evento. Além dele, os curtas da cidade Doce de Goiabada, de Fernanda Rocha, e Um ano novo danado de bom, de João Batista Melo também são exibidos.

[SAIBAMAIS]Até 31 de janeiro, 127 serão exibidos gratuitamente na 18; Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocupa os espaços Cine Tenda, Cine BNDES na Praça e Cine Teatro. O evento conta com 90 curtas e 37 longas-metragens e traz filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mundiais. Oficinas, seminários, debates, exposições, mostrinha de cinema infantil e atrações artísticas fazem parte da programação.

A abertura do evento conta com a participação da atriz Dira Paes, que integra o elenco do longa Órfãos do Eldorado (PA), de Guilherme Coelho, que terá pré-estreia nesta sexta (21/1).

No encerramento, a premiada produção mineira Ela volta na Quinta, de André Novais Oliveira, será o destaque.

Uma das novidades desta edição é o Júri Jovem, formado por estudantes que participaram de uma oficina de crítica realizada pelo curador Cléber Eduardo, em 2014. Os jurados avaliarão os filmes da Mostra Transições e escolherão um deles para premiação com o Troféu Barroco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação