Diversão e Arte

Morre, aos 88 anos, o colunista social José de Souza Alencar

Jornalista estava internado no Hospital Santa Joana desde 12 de janeiro

Diário de Pernambuco
postado em 24/01/2015 16:46
Jornalista era membro da Academia Pernambucana de Letras desde 1970O colunista social José de Souza Alencar, conhecido como Alex, morreu à 1h deste sábado. Ele tinha 88 anos e estava internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Santa Joana, no bairro do Derby, desde 12 de janeiro, para tratamento de infecção urinária grave.

Alex é bacharel em direito, mas nunca atuou na área jurídica. Começou a carreira de jornalista no Diário de Pernambuco, onde foi crítico de cinema. Assinou a coluna social do Jornal do Commercio e da Folha de Pernambuco. Nascido em Água Branca (Alagoas), em 1926, e radicado no Recife desde 1948, ele ocupava a cadeira de número 10 da Academia Brasileira de Letras desde 1970. O jornalista escreveu cinco livros.

O governador do estado de Pernambuco, Paulo Câmara, lamentou o falecimento. "Perdemos uma referência do jornalismo pernambucano, em especial do segmento cultural e social. Alex teve uma trajetória longa e atuante, formando novas gerações e ajudando a construir páginas importantes da história da nossa Imprensa. No entanto, talvez o aspecto mais marcante de Alex, nos últimos anos, tenha sido sua determinação em continuar no batente, em continuar escrevendo, paixão que transformou em profissão. Eu e Ana Luíza nos solidarizamos com os amigos e admiradores de Alex", disse, em nota.

[SAIBAMAIS]O velório será na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Praça Chora Menino, onde ele morava desde a juventura. A família espera apenas a chegada do corpo, liberado às 8h. O sepultamento será às 17h, no Morada da Paz, em Paulista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação